13ª Feteps prorroga prazo para inscrição de projetos

Estudantes têm até 13 de outubro para se inscrever

As inscrições para a 13ª edição da Feira de Tecnologia do Centro Paula Souza (Feteps) foram prorrogadas. Alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, assim como estudantes matriculados em escolas de educação profissional de nível Médio e Superior Tecnológico nacionais e estrangeiras, têm até 13 de outubro para inscreverem seus projetos pelo site da feira. A mostra virtual de projetos ocorre entre 5 e 24 de novembro – confira o calendário completo.
Entre as novidades desta edição está a adoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), para nortear os projetos, que devem apresentar uma resposta a essas metas. No passado, os trabalhos tinham de se encaixar em um dos 11 eixos temáticos definidos pela organização. “A equipe organizadora entende que na mente inquieta dos estudantes pode haver muitas soluções para essas questões tão importantes”, explica a diretora do Centro de Capacitação Técnica e Pedagógica da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do Centro Paula Souza (CPS), Lucília Guerra.
Outra novidade é que, a partir de agora, os alunos serão os protagonistas de sua participação no evento e ficam com a responsabilidade de escolher a equipe e o orientador e propor um tema. Diferentemente do que era feito até a última edição, será possível formar times compostos por estudantes de unidades e cursos diferentes e juntar no mesmo grupo estudantes de Etecs e Fatecs.
Para inspirar e ajudar professores e alunos na tarefa de construir soluções inovadoras e apresentá-las na feira, a organização da Feteps lançou uma websérie, com oito episódios, disponível no YouTube. Entre os temas apresentados em vídeo estão ferramentas que funcionam como filtros de eficiência para os projetos: Canvas, Golden Circle, Mapa de Empatia, Avaliação de viabilidade pelos princípios da Economia Criativa, Design Thinking, 5W2H e Análise Swot.

Veja abaixo as principais datas do calendário da Feteps:

Até 13 de outubro – Inscrição dos projetos, envio da versão eletrônica em PDF e do link de apresentação no Youtube;

5 de novembro – Divulgação dos projetos selecionados para mostra virtual;

De 5 a 24 de novembro – Mostra virtual;

1º de dezembro – Divulgação dos projetos premiados;

8 de dezembro – Evento de premiação

  • Créditos da imagem: Divulgação