14 mil estudantes voltam às aulas na Rede Municipal

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, está realizando diversas ações de preparação para volta às aulas para a Rede Municipal de Ensino. As aulas terão início nesta segunda-feira (5), nas unidades escolares. Espera-se receber 14 mil alunos em todos os atendimentos oferecidos nos 17 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nas 40 escolas.

MANUTENÇÃO NAS UNIDADES
Umas das ações realizadas durante o mês de janeiro foram as medidas de conservação nas instituições da Rede Municipal de Ensino, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos. Em Moreira César, 13 escolas e CMEIs receberam capina e roçada, assim como outras 10 ganharão o mesmo tratamento até o início das aulas. No restante da cidade, nove instituições de ensino já foram atendidas com os serviços. O secretário de Educação Júlio Valle, ressalta a importância da manutenção realizada nas unidades, já que os locais serão sede diária de alunos, professores, entre outros funcionários. “Nos dedicamos arduamente desde o início da gestão ao cuidado das escolas, com a infraestrutura dos prédios que diariamente recebem milhares de crianças de nosso município. Esperamos que esse cuidado seja sentido agora no retorno às aulas em que quase vinte escolas receberam serviços de manutenção da rede elétrica, hidráulica, de telhado, alvenaria e pintura. Cuidar da escola é o modo que encontramos para revelar o respeito que temos às crianças e aos professores”, disse.

AÇÕES INICIAIS COM OS DOCENTES
Para preparar os espaços escolares para o acolhimento, as gestoras regionais e professores corresponsáveis, cujo retorno aconteceu no dia 1º de fevereiro, se reuniram para discutir as ações iniciais a serem realizadas e, assim, dar o suporte necessário, promovendo alinhamento do trabalho em todas as unidades. No dia 29 de janeiro, o secretário de Educação, professor Júlio Valle, fez um balanço do trabalho realizado em 2017 e conversou com os professores sobre as expectativas
para o ano letivo. Como uma das ações iniciais, destacam-se as Diretrizes Educacionais para a cidade 2017-2020 em que os professores e conselhos de escola dialogarão com as diretrizes propostas, apresentando sugestões para o aprimoramento do material para que retrate a realidade das escolas e de como gostariam que elas fossem nestes próximos anos. “A Secretaria de Educação busca realizar em conjunto com os educadores muitas reflexões e diálogos durante o ano, em busca de um ensino de qualidade para as crianças e facilidade para o trabalho dos profissionais”, destacou o secretário. Para a gestora regional de educação básica, Elaine Grazieli, toda a discussão realizada com foco na qualidade do ensino a partir das ações realizadas em 2017 norteando as ações para o ano de 2018 é um ganho, pois sinaliza os caminhos, conferindo mais segurança e transparência nos serviços oferecidos. Elaine Aparecida Antunes Ferreira, professora corresponsável, destaca que essa semana foi produtiva e intensa. “A oportunidade de conhecer mais sobre as diretrizes, a partilha com as professoras Lisete Arelaro e Sônia Kruppa, possibilitando direcionar o olhar para alinhar o caminho foi de grande valia”, disse.

SEGURANÇA DO TRANSPORTE ESCOLAR
Os funcionários que irão trabalhar diretamente com o transporte escolar durante o ano também receberam atenção especial com um curso de capacitação. No total, 119 funcionários participaram do curso, que foi realizado no dia 30 de janeiro, no Teatro Galpão, e teve a duração de seis horas. O intuito foi apresentar as obrigações de cada motorista e monitor, instruir sobre os seus direitos e deveres, e o que é de responsabilidade dos pais e da unidade de ensino. Ressaltando a todo o momento sobre a importância de se realizar o trabalho corretamente, com responsabilidade e segurança. “A criação do setor de transportes escolares e as capacitações iniciaram no ano passado. É muito importe realizar o serviço com segurança. Até o momento, não houve nenhum relato de nenhum tipo de acidente, o que é muito gratificante para nós”, comentou Lucas Ouverney, responsável pelo setor de Transporte Escolar. Além do curso de capacitação, foi realizada, no dia 29, a vistoria de 60 veículos escolares.

  • Grupo de gestores se reuniu para debater novas ações no ano letivo