19 de abril – Dia do Índio – Como celebrar um dia que são todos os dias?

A data foi escolhida quando em 19 de abril de 1940, representantes de várias etnias indígenas de vários países se reuniram no “Primeiro Congresso Indigenista Interamericano no México”, cuja proposta era discutir a situação dos povos indígenas após séculos de colonização. No Brasil, a data oficializou por meio de decreto-lei em 1943.
Em homenagem às nossas raízes, as bibliotecas municipais indicarão a cada dia uma leitura sobre a temática em seu Instagram (@bibliotecas_pinda).
A indicação de hoje é Iracema de José de Alencar, a “virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna”. Um lindo e triste romance que mistura ficção e documento, tendo como base um argumento histórico. Um amor proibido que não impede a entrega de corpo e alma. Iracema e Martim simbolizam a união entre o indígena e o branco, entre o nativo e o estrangeiro, entre culturas e valores distintos e os desdobramentos que decorrem desse encontro. Escrito em 1865, Iracema faz parte da trilogia indianista de José de Alencar, como O Guarani e Ubirajara. Além de retratar o início da fusão da nossa brasilidade e a política colonizadora, as obras marcam um período em que os escritores românticos brasileiros se empenhavam num projeto de criação de uma literatura nacional.
Este livro encontra-se em nossas Bibliotecas. Acesse nosso acervo: https://pinda.apus.info/acervo/.

  • Créditos da imagem: Divulgação