40ª edição do “FESTE” termina com sucesso

Durante 12 dias, Pindamonhangaba foi palco de diversas apresentações teatrais gratuitas

Colaborou com o texto: Bruna Silva
***
Nem mesmo a chuva foi capaz de afastar os amantes de teatro do último dia de espetáculos da quadragésima edição do “Festival Nacional de Teatro – o Feste”, no Teatro Galpão. Na noite de domingo (25), houve a premiação e homenagem, além da apresentação do espetáculo “Estado de Sítio”.
O evento que, neste ano, contou com cerca de 170 inscrições de espetáculos de todo o País, selecionou as 14 melhores peças para serem exibidas gratuitamente à população.
Além das peças selecionadas, houve também a apresentação de espetáculos convidados – ao todo foram sete – que foram viabilizados através da parceria do ProAC (Programa de Ação Cultural), Circuito Cultural Paulista e Sescoop (Serviço Nacional de Cooperativismo).
Homenagem – O homenageado desta edição foi um dos pioneiros do “Feste”, o professor Diógenes Chiaradia Feliciano. Em 1974, ele criou o Grupo Teatral São Francisco, que realizou diversas apresentações no salão paroquial e realizou na Associação Atlética Ferroviária o festival de teatro, que ganhou o nome de “Feste”. Diógenes conta que é uma grande felicidade ser homenageado no festival, pois o país não pode perder a memória, nem mesmo na esfera municipal. “E nós estamos aqui fazendo parte dessa memória”, destaca o professor.
O diretor de Cultura, Alcemir Palma, enfatiza que é papel do poder público promover atividades culturais gratuitas. Por isso, a existência de um Festival Nacional de Teatro é tão importante para que a população tenha acesso e possa conhecer os diversos tipos teatrais que estão sendo realizados pelo Brasil. Alcemir afirma ainda que a interação do público nos debates com os críticos, que aconteceram logo após o término dos espetáculos, possibilitou um entendimento estendido sobre a peça.
Além de Alcemir, estiveram presentes no encerramento do festival o prefeito, Isael Domingues e o secretário de Educação e Cultura, professor Júlio Valle.
“Com muito orgulho conseguimos, mais uma vez, realizar o tradicional ‘Feste’. Quando assumimos em 2017 foi uma de nossas metas pois, em 2016, a antiga gestão não conseguiu realizar. E mesmo na maior crise da história, conseguimos investir em Cultura, pois na nossa visão, investir em educação, em cultura e em esporte é investir de forma preventiva em saúde”, destacou o prefeito.
Encerramento – O evento foi encerrado pela apresentação do espetáculo “Estado de Sítio”, com a Cia. Teatral Controvérsias, de Pindamonhangaba. A peça conta a história de uma cidade que, após maus presságios pela passagem de um cometa, passa a ser governada pela ‘Peste’ que, usurpando do poder de uma líder inerte, instaura o “Estado de Sítio”. Nele é criado um regime ditador, esvaziado de sentido e dominado pelo medo. A vida dos cidadãos é submetida ao império da ‘Peste e de sua Secretária’, de modo que o sofrimento e o medo se tornam banais. Segundo o grupo teatral, o texto é da década de 1940, e foi escolhido ainda em 2012 para ser apresentado pela companhia teatral.

  • Espetáculo “Estado de Sítio” encerrou o festival
  • Apresentação de encerramento é da Cia. Teatral Controvérsias de Pindamonhangaba
  • Prof. Diogénes foi o homenageado desta edição