Pentecostes versus falta de controle emocional

No próximo domingo, 5 de junho, estaremos comemorando a festa de Pentecostes, ou seja, o cumprimento da promessa do Senhor com o envio do Espírito Santo aos apóstolos, que se encontravam reunidos no cenáculo com Maria e outras mulheres.

Nos últimos dias, porém, estamos todos tentando entender o que houve com os jovens, no Brasil e fora, que por motivos diversos (e até sem motivo aparente), decidiram agredir e atirar contra namoradas, ex-namoradas, colegas e até desconhecidos.

Infelizmente, algumas dessas vítimas chegaram a morrer tragicamente, como foi o caso da Juliana Fernandes Cândido e os 21 alunos da escola de Santa Fé no Texas.

Mas você deve estar se perguntando o que estes fatos têm a ver com a festa de Pentecostes. Ao que tudo indica, foi justamente a falta de um espírito de discernimento entre o certo e o errado, que levaram esses jovens (assassinos) a tomar a pior decisão de suas vidas.

O Espírito Santo de Deus nos concede os dons necessários para vivermos em harmonia e com tolerância em relação às coisas que nos tiram do sério. Depois da ressurreição Jesus informou aos seus discípulos que eles não ficariam sozinhos, eles teriam o Espírito Santo para os acompanhar, “a cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum” – 1Corintios 12,7. Portanto todos nós temos os dons do Espírito que são: conselho, entendimento, fortaleza, sabedoria, piedade, ciência e temor de Deus, justamente para nos valer no dia a dia e no bem comum da humanidade.

Mas porque será que estes dons, ou valores, tão importantes na nossa vida parece estar em falta nos dias de hoje?

Segundo especialistas no assunto, os fatores são diversos: a começar dentro das casas (que deveriam ser lares), mas as relações familiares são tão violentas, quanto as das ruas. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública – FBSP “os jovens representam um quarto da população brasileira e estão entre as maiores vítimas de homicídios. A violência contra a juventude negra, especialmente, atingiu índices alarmantes no Brasil”.

Os problemas são diversos, mas há solução, porém ela depende do esforço de todos. Os pais precisam rever seus conceitos, ouvir mais seus filhos, participar da vida deles, mantendo é claro o autocontrole e exercendo o papel que lhes foi confiado. Os jovens precisam perceber e reconhecer que estão enfrentando problemas emocionais, para então poder contar com o apoio dos pais. Professores precisam estar mais atentos aos comportamentos dos estudantes e sim, informar a quem de direito, sempre com o objetivo de encaminhar a criança/jovem a solução do problema.

O poder público também deve estar engajado nesta empreitada com políticas de enfrentamento e prevenção da violência na juventude, levando em consideração as diversas dimensões da vida dos jovens como educação, trabalho, família, saúde, renda, igualdade racial e de oportunidades para todos.

A comparação entre os meses de abril de 2021 com abril de 2022, apresenta um aumento de vítimas de mortes violentas no Vale do Paraíba, Serra e Litoral, de 70%. É possível mudar este cenário, é possível ganhar este jogo, porém todos os jogadores devem estar focados num mesmo resultado.

Independentemente de sua religião peça a presença do Espírito Santo em sua vida diariamente. Inicie uma nova relação com sua família, busque a paz e harmonia familiar. Observe as pessoas ao seu redor, e, se identificar alguém que precise de ajuda não se negue. Comece desde já a estudar os planos políticos dos seus candidatos. Vamos tentar melhorar a vida ao nosso redor.