Transição de carreira

O pós-pandemia aumentoua busca pela transição de carreira de forma acelerada, principalmente entre as mulheres.

Na atualidade, pensar em transição de carreira é quebrar a ideia de que a nossa jornada profissional e nossa vida devem evoluir de forma linear e crescente, até que a idade avançada nos faça desacelerar.

Dizemos que a carreira é o sentido que damos as experiências acumuladas ao longo da nossa vivência profissional, nos conectando a momentos diversos entre uma função e outra.

O conceito de carreira possui uma dimensão subjetiva, indicando que, geralmente, o sentido que cada pessoa dá a sua ocupação profissional está relacionado com o seu período de vida naquele momento.

Assim vem se aprovando na sociedade contemporânea, as mudanças aceleradas a instabilidade do mercado como um todo e, até mesmo, as alternâncias relacionadas aos valores que influenciam cada indivíduo, permitindo infinitas variações aos padrões criados na segunda metade do século passado.
Como Jornalista e Terapeuta engajada em projetos com mulheres, tenho percebido que após a pandemia a necessidade dessa transição de carreira, se deu em todas as camadas sociais, pelo descompasso entre a atual carreira e os movimentos do mercado.

A exigência do mercado do século XXI vem trazendo uma nova consciência para o profissional daimportância doAUTOCONHECIMENTO que está associadaa AUSÊNCIA DE PROPÓSITO.

Tenho participado de algumas reuniões de networking pelo Vale do Paraíba, São Paulo, Rio de Janeiro e percebi que, as pessoas estão perdidas com o direcionamento da sua empresa ou buscando oportunidades para empreender, e outras para fazer essa transição de carreira dentro das empresas como CLT.

Enfim, já vivi isso e foi nesse momento que percebi a necessidade de se reconectar comigo mesma, de definir o que me desmotivava na ocupação que exercia naquele momento, para que então pudesse buscar possibilidades que por algum tempo foram deixadas de lado.

Percebi que a mediação entre os desejos da pessoa e as possibilidades na realidade em se inserir nessa nova carreira, é o caminho para que a pessoa não fique refém dos movimentos do mercado e da empresa em que trabalha ou que vai abrir.

Autoconhecimento e planejamento te ajudará a traçar uma mudança de rota para uma carreira de sucesso, independente do momento em que a pessoa vive hoje.

Muitos empreendedores hoje estão se perguntando, se devem investir em sua empresa ou mudar de negócio, e com isso ficam perdidos nessa decisão.

A sua empresa com certeza sempre vai precisar de novos equipamentos, investimentos etc.
Mas seja você empreendedor ou CLT, na verdade o que você precisa é se conhecer e aprender a conhecer quem você contrata para sua empresa.

E para você que é CLT, você também precisa descobrir o seu propósito de vida e alinhar com a sua vocação e sonhos, só assim também terá êxito na nova carreira ou entenderá que o problema não está na empresa ou cargo que ocupa nela, e sim na sua ausência de autoconhecimento e ausência de propósito.

Procure um mentor de transição de carreira, que com certeza te ajudará nesse momento.
Mas alguém que não tenha só teoria e sim, alguém que além das ferramentas tenha feito essa transição.

Um mentor que além de usar as ferramentas de autoconhecimento para que possa entender se suas habilidades hard, que talvez nesse momento não estão conectadas com as habilidades soft, que ative em você o desejo de aprender, inovar.

Acompanhar a tecnologia, independente da sua idade, crenças, profissão ou projetos.

Investir em cursos de autoconhecimento, de inovação seja você Empreendedor ou CLT.
Pense bem quanto tempo mais você terá para começar tudo do zero.
“O Autoconhecimentote chama para auto responsabilidade”