“43° Feste” virtual termina no domingo

A 43° edição do Festival de Teatro de Pindamonhangaba, que está sendo realizada pela Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura e Turismo desde o dia 12 de novembro, termina no domingo (21). As apresentações dos vídeos dos espetáculos e os debates ao vivo podem ser conferidas no canal do Youtube Prefeitura de Pindamonhangaba.
Ao todo, são 9 espetáculos adultos e 7 infantis, sendo que todas as apresentações infantis acontecem às 15 horas e todas as adultas às 20 horas, exceto o espetáculo do dia 21 que será interativo e começa às 19h30.
As apresentações serão virtuais, e ao final de cada espetáculo haverá uma conversa com o grupo para tratar justamente de como foi encarar esta forma de apresentação e encontrar soluções para a manutenção das atividades de cada grupo.
Foram 73 inscritos, sendo 13 selecionados e mais três convidados, num total de 16 espetáculos, representando 11 cidades e 6 estados.
De acordo com informações do Departamento de Cultura, o motivo do Feste 2021 ser virtual se dá pois, para a sua realização, a produção foi iniciada em junho, momento em que não se sabia ao certo como a situação da pandemia estaria no município no mês de novembro. Como todo Edital, é necessário seguir um cronograma de período de inscrições que, segundo a Lei 8666, precisa ser de no mínimo 45 dias. Na sequência, vem a análise dos inscritos, depois o júri assiste a cada peça para realizar a seleção dos participantes, tudo isso precisa ser feito com essa antecedência.

Inscrições antecipadas
Para duas ações do Feste, será necessário inscrição antecipada, somente até esta sexta-feira (19). São elas:

Bate-Papo: Desafios da produção cênica na retomada das apresentações presenciais

Com Ivan Cabral, estudante de psicanálise, ator e dramaturgo, tem dedicado sua carreira às artes do palco. A ação direcionada para os artistas que participam do Feste propõe uma reflexão coletiva sobre os desafios e desdobramentos da produção cênica pós pandemia, levando em consideração o “novo normal”, as diferentes configurações dos espaços cênicos, e as relações entre artistas e telespectadores, afetados durante a pandemia de Coronavírus.
Dia 20/Nov (sáb) às 15h30 – Classificação 16 anos. Plataforma Zoom.
Acesse: inscricoes.sescsp.org.br/ e inscreva-se de 15 a 19 de novembro. O link para participação será enviado por e-mail.

Espetáculo: Uma peça para salvar o mundo

Com Os Satyros. A partir de um roteiro de cenas e ações proposto por uma máquina, alguns espectadores serão convidados a participar criando situações dramáticas e, também, atuando. Em um mundo onde cada um fala por si, e ninguém se escuta, o que podemos fazer?
Dia 21/Nov (dom) às 19h – Classificação 16 anos. Plataforma Zoom.
Acesse: inscricoes.sescsp.org.br/ e inscreva-se de 15 a 19 de novembro. O link para participação será enviado por e-mail.

Confira a programação dos últimos dias de Feste:

Dia 18 (quinta-feira) – Espetáculo “O patinho feio” (Infantil); e “Iauaretê” (Adulto)
Dia 19 (Sexta-feira) – Espetáculo “Piragui” (Infantil); e “Caio do Céu” (Adulto)
Dia 20 (Sábado) – Espetáculo “Um presente para Ramiro” (Infantil); e “O que você realmente está fazendo é esperar o acidente acontecer” (Adulto)
Dia 21 (Domingo) – Espetáculo “Uma peça para salvar o mundo” (Adulto)
*Espetáculos infantis às 15h e adultos às 20h, exceto do dia 21, que começa às 19h30

 

  • Espetáculo Infantil Piragui da Cia Teatral La Trapera, de Pindamonhangaba-SP, exibição 19/11 (sexta) às 15 horas - Créditos da imagem: Rodrigo França
  • Espetáculo Adulto Caio do Céu da Companhia de Solos & Bem Acompanhados - Drama - Classificação 12 anos - Porto Alegre-RS exibição 19/11 (sexta) às 20 horas️ - Créditos da imagem: Divulgação