5 dicas de segurança para quem vai passar o Ano Novo ou as férias de janeiro na praia

Seja apenas em busca dos fogos da virada de ano ou do descanso nas férias, em janeiro aumenta o número de turistas e, consequentemente, veículos nas praias do litoral do Estado de São Paulo. O volume de visitantes implica em trânsito mais carregado. Por isso, o Departamento Estadual de trânsito de São Paulo (Detran.SP) traz 10 dicas para que todos curtam o momento sem descuidar da segurança.

1. Estacione onde é permitido
Economia é o lema e você pretende estacionar na rua? Chegue cedo. As vagas rotativas de estacionamento, principalmente na quadra da praia, costumam ser bem disputadas. Vale ter um plano B, então não custa pesquisar endereços e preços de estacionamentos particulares nas proximidades. Viu uma vaga de idoso, pessoa com deficiência ou uma brecha na areia da praia? Nem pense nisso, nunca. Respeito é tudo!

2. Pedestre é rei
Não tem semáforo, mas tem faixa de pedestre? A regra é clara: pare! O pedestre tem preferência de travessia nessa situação. Se você vir um pedestre com o braço estendido e a palma da mão virada para seu veículo saiba que é um sinal de que ele vai atravessar a via. Pare e permita que ele conclua a travessia. Antes de parar, porém, olhe se vem veículo atrás e em qual velocidade ele está para não frear bruscamente e causar um acidente. É importante que a luz de freio esteja funcionando bem.

3. Praia combina com bebida,
mas direção não!
Praia é sinônimo de calor e muitos se refrescam com bebidas alcoólicas. No entanto, se estiver de carro essa combinação é proibida. A Lei Seca é conhecida pela “Tolerância Zero”. Isso significa que não existe qualquer quantidade de bebida alcoólica aceitável pela legislação, nem mesmo uma ou duas latinhas de cerveja. O álcool reduz os reflexos e a capacidade de reação do condutor e dirigir exige máxima atenção. E não adianta tentar “burlar” o bafômetro na hora de fazer o teste ao ser abordado em uma blitz. A simples recusa a se submeter ao teste já gera a multa de quase R$ 3 mil.

4. Bike é bem-vinda
Andar de bicicleta pela orla da praia é uma atividade relaxante. No entanto, a circulação deve ser feita sempre nas ciclovias, nunca nas calçadas para não colocar em risco os pedestres. No trânsito, quando não houver ciclovia, ciclofaixa ou acostamento, o ciclista deve andar nos bordos (canto) da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via. São equipamentos obrigatórios de segurança na bicicleta a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo. O capacete também é item fundamental. Ciclistas têm preferência sobre os veículos automotores.

5. Chinelo só fora do veículo
O clima praiano é um convite para dar um descanso aos pés dos tênis e sapatos do dia a dia, mas se for dirigir nada de usar calçados que não se firmem nos pés ou que comprometam a utilização dos pedais. Entre os exemplos estão chinelos, sandálias, tamancos e sapatos de salto. Nessa situação, o melhor é dirigir descalço.