Nossa Terra Nossa Gente : 50 anos do Colégio Mestre: O Jardim de Infância de Vânya Dulce D’arace Maciel

Das boas lembranças que Vânya Dulce D’Arace Maciel guarda da infância, a sua escolinha no escritório que havia sido de seu pai – Rômulo Campos D’Arace, sem dúvida, é a mais memorável. A menina que no seu mundo de faz-de-conta sonhava ser professora, não podia imaginar que aquela brincadeira tornar-se-ia sua futura profissão e, sua escola-sonho, uma referência na história da Educação Infantil de Pindamonhangaba!
Ao finalizar os estudos no Magistério em 1967, a jovem normalista não teve dúvida: partilhou o território sagrado de sua infância para outras crianças e, com mobiliário improvisado, transformou o escritório e o quintal de sua casa numa escola de verdade!
Os sete alunos* matriculados na 1ª turma/1968 inspiraram a escolha do nome do estabelecimento de Educação Infantil situado na Rua Gustavo de Godoy – Jardim de Infância Branca de Neve e os Sete Anões. Nos anos subsequentes, o admirável trabalho da “Tia Vânya” junto às crianças, atraía mais e mais alunos! Sucesso que exigiu a criação de novas salas, a contratação de outros funcionários, a ocupação de todos os cômodos da casa-escola que, após 29 anos, passa a se chamar Colégio Mestre!
Os álbuns de fotos do Colégio Mestre revelam o que este jardim da infância esconde: verdadeiras pedras preciosas que, segundo Vânya, foram lapidadas pelas mãos invisíveis do Mestre dos mestres: as primeiras letras, as rodas de histórias, as brincadeiras, os cuidados de higiene, a alimentação saudável, os desenhos, os passeios, as festas… e, junto das atividades pedagógicas, as lições que o tempo não rouba nem é capaz de apagar: o respeito, a alegria, a partilha, a gratidão, o amor.
Valores imprescindíveis à educação das crianças! Tesouro que ficará guardado no coração dos que tiveram o privilégio de ter os primeiros anos escolares iluminados por esta professora que é todo encanto, todo doçura, todo amor!
A escola-casa-sonho de Vânya completa 50 anos! Nas páginas do Colégio Mestre, o trabalho realizado por esta educadora em prol de uma infância mais feliz está estampado no jardim de flores da entrada, no amarelo vivo das paredes, nas portas e janelas vermelhas e no vermelho dos frutos de acerola que tombam aos pés da majestosa árvore de sombra do quintal!
Vê-se o mesmo brilho nos olhos dos aluninhos que me dão boas-vindas e, certamente, nas conquistas pessoais e profissionais de seus ex-alunos, hoje renomados professores, juízes, médicos, dentistas, jornalistas, advogados, engenheiros… um dia, aprendizes de uma adorável professora que se refugiou na infância deles para eternizar seu sonho de menina!

* Heloísa Helena Santiago Pinto, Ana Maria Schimit, Renato Salgado Franca, Milene da Silva Furquin, Roberto Manso Leite e Alexandre Serra Nogueira e Paula Godoy.

  • Na roda de história,Vânya e alunos do Colégio Mestre/1973
  • Entrada do Colégio Mestre, Vânya, a filha Bianca, Verônica Santos e alunos/2016