Editorial : 5G: A internet do futuro

Nesta edição vemos que os testes iniciais da tecnologia 5G da Americanet e Nokia serão realizados em Pindamonhangaba.

Para quem ainda se pergunta o que é tecnologia 5G, trata-se da próxima geração de rede de internet móvel. Essa inovação pode melhorar muito a velocidade de navegação de dispositivos móveis, como tablets e celulares.

Além disso, o 5G também pode contribuir para o desenvolvimento da chamada “Internet das Coisas”. Com isso, os dispositivos poderão estabelecer uma comunicação entre si. Um exemplo disso é uma geladeira inteligente que faz as compras dos itens que estão faltando, ou um carro que “dirige sozinho”.

Assim, é indiscutível argumentar o salto tecnológico que o 5G trará para diversos setores da economia, principalmente à indústria que engloba algumas tecnologias emergentes para automação e troca de dados, que será revolucionada, melhorando radicalmente a experiência do usuário.

Basta comparar a diferença da latência (tempo necessário para receber uma resposta às informações entregues) do 5G para as faixas de frequência que conhecemos até hoje para se ter uma ideia do futuro programado: 1 milissegundo contra 20 milissegundos (3G) e 10 milissegundos (4G).

Apesar de ainda não estar disponível comercialmente, já é hora de todos nos prepararmos para a chegada do 5G. Por enquanto, o mais importante é pesquisar bastante sobre a tecnologia e quais são as suas capacidades.

Com essas informações, é possível começar a imaginar algumas das possibilidades criativas e dos impactos que serão gerados por essas mudanças.

O 5G é um novo capítulo na evolução da internet móvel, e promete ser um dos mais impactantes. Portanto, essa evolução não deve ser subestimada nem pelas empresas, nem pelos governos e muito menos por cada um de nós.