Editorial : A Bossa Nova ainda é sucesso no Brasil

Pausa para lembrar de músicas que marcaram momentos mais do que especiais de muitas pessoas com a Bossa Nova…

Hoje, 25 de janeiro, comemora-se o Dia Nacional da Bossa Nova. A lei 11.926 que institui o marco, foi sancionada em abril de 2009 e escolheu como data o dia do aniversário do maestro Tom Jobim, que faria hoje 96 anos.

Ele, Vinícius de Moraes e João Gilberto foram as principais vozes desse movimento que, derivado do samba e com influência do Jazz, surgiu na década de 50. A bossa nova trouxe uma simplificação do samba carioca, com elementos do jazz norte-americano e composições com letras mais leves quando comparadas às do samba.

Muitos anos já se passaram, mas sempre será hora de relembrar os principais clássicos do movimento que nunca deixarão de embalar a vida boemia brasileira: Garota de Ipanema, Chega de Saudade, Eu sei que vou te amar, Águas de Março e Pela luz dos olhos teus, entre muitos outros sucessos.

A bossa nova despontou em meio ao processo de urbanização e industrialização no Brasil, no governo de Juscelino Kubitschek (1902-1976). Nessa época, estavam em vigor o Plano de Metas e a Política Desenvolvimentista, realçados pelo lema “cinquenta anos em cinco”, que tinha como propósito o crescimento econômico do país.

A importância da bossa nova se dá obviamente pela sua expressividade no cenário musical e cultural brasileiro, já que o ritmo trouxe uma nova combinação musical repleta de significado, expressividade e forte apelo cultural.

Sempre é tempo de relembrar…