A Campanha da Fraternidade

No último dia 02 de março – quarta-feira de cinzas, a Igreja Católica realizou a abertura da Campanha da Fraternidade 2022, com o tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Provérbios 31,26).

Celebrada no período quaresmal – tempo de 40 dias compreendido entre a quarta-feira de cinzas e a quinta-feira santa, a Campanha da Fraternidade anualmente, propõe temas ligados aos problemas sociais enfrentados pelos brasileiros, com o objetivo de traçar diretrizes a serem apresentados ao poder público e demais órgãos competentes ligados às ações e soluções propostas.

Com o tema deste ano “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Provérbios 31,26), a igreja convida a todos (fiéis ou não, católicos ou não) a imitar a misericórdia do Pai, repartindo o pão com os necessitados, e assim, fortificando o espírito fraterno.

Vale destacar que a Campanha da Fraternidade tem os objetivos permanentes de despertar o espírito comunitário no povo, levando-o a se comprometer na busca do bem comum. Além disso, a Campanha procura educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor (exigência central do Evangelho) e ainda renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária.

Esta é a terceira vez que a Igreja no Brasil vai aprofundar o tema da educação e desta vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco, e no Brasil tem como objetivo geral e promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário.

Além do objetivo global, a Campanha propõe alguns objetivos específicos, como:

1. Analisar o contexto da educação na cultura atual, e seus desafios potencializados pela pandemia.

2. Verificar o impacto das políticas públicas na educação.

3. Identificar valores e referências da Palavra de Deus e da Tradição cristã em vista de uma educação humanizada na perspectiva do Reino de Deus.

4. Pensar o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo, com a colaboração dos educadores e das instituições de ensino.

5. Incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a casa comum.

6. Estimular a organização do serviço pastoral junto a escolas, universidades, centros comunitários e outros espaços educativos, em especial das instituições católicas de ensino.

7. Promover uma educação comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana, em especial, dos mais pobres.

Como podemos ver a Campanha da fraternidade vai além dos objetivos religiosos. Ela também tem espaço para instituições e pessoas que queiram colaborar, apresentando projetos e ações voltadas ao tema. Obtenha maiores informações no site da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, inclusive para conhecer os projetos já implantados das campanhas anteriores, https://campanhas.cnbb.org.br

Para 2023 o tema já foi escolhido após consulta popular, será “Fraternidade e fome” com o lema bíblico “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14, 16).