História : A capela de São José já sediou a igreja matriz

Há algum tempo adormecida, esquecida em seu largo histórico, a praça Barão do Rio Branco, a capela de São José já teve seus dias de glória e devoção, sediou as atividades religiosas da igreja matriz (atual Santuário Mariano Nossa Senhora do Bom Sucesso), por quatro meses. Com bases em pesquisas na imprensa local, a página de história do jornal Tribuna relembra nesta edição este fato, ocorrido no início do século 20.
Encontramos, na edição de 2/6/1910 do jornal local Folha do Norte (extinto ainda na primeira metade do século XX)), a divulgação de uma restauração decorativa que se faria no interior da igreja matriz, atual, e que, por este motivo, o templo teve que ser desocupado, passando a atender os fiéis na igreja de São José. O fato foi assim noticiado pelo citado semanário:
“Terça-feira última (dia 21 de junho de 1910), logo ao anoitecer, verificou-se a solene trasladação do Santíssimo Sacramento da Matriz para a igreja de São José; com a devida autorização do bispo diocesano, a fim de ficar desocupado o belíssimo templo para os restauros decorativos internos..
A cerimônia religiosa da mudança da Matriz foi brilhante, tendo comparecido à procissão numerosos fiéis e famílias, levando círios acesos em homenagem a Jesus na hóstia eucarística. Muito realce deram ao préstito as ruas alcatifadas de flores e as sacadas das casas iluminadas. Uma banda de música abrilhantou o ato piedoso. Antes da bênção, usou da palavra o nosso pároco, felicitando o povo participante da trasladação.”
A reinauguração da igreja matriz
Quando faltava uma semana para completar quatro meses que a igreja São José passara a sediar a igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso, no dia 15 de outubro de 1910, aconteceu a reinauguração do antigo templo. As festividades foram noticiadas na Folha do Norte de 2/10/1910, com o título Grandes Festividades Religiosas e o destaque: “Inauguração da Matriz da Padroeira e do Sagrado Coração de Jesus nos dias 15, 16 e 17 de outubro.”
O programa festivo iniciava informando que nos dias 13 e 14 daquele mês e ano, à tarde, realizar-se-iam “os atos solenes triduanos com preces públicas, sermões doutrinários e bênçãos em preparação às solenidades, encarregando-se da parte musical os cantores da capela”.
No dia 15 de outubro, data marcada para a reinauguração, no trem das duas e meia chegariam à cidade, convidados para a cerimônia inaugural, o monsenhor Antonio do Nascimento Castro (governador da Diocese), o monsenhor João Alves de Moura Guimarães (protonotário apostólico) e o padre José Alves de Moura (secretário geral do Bispado).
De acordo com a programação, às 5h30, teria início o cerimonial litúrgico, o ato solene da bênção da Matriz e dos novos altares, sendo celebrante o monsenhor Antonio Nascimento, acolitado pelos demais sacerdotes. O povo deveria conservar-se nas imediações do templo até findar-se a cerimônia, só depois seria permitido o ingresso ao interior da igreja.
Prosseguindo, haveria o canto da Antífona da Padroeira a colocação dos incensos no altar; saudação do acontecimento com as salvas de estilo e a execução dos hinos,pontifício e nacional , por uma banda de música.
Concluída a bênção do templo, todos os sacerdotes, as irmandades (masculinas e femininas) com seus respectivos distintivos, e levando círios, de cruz alçada, com acompanhamento de banda de música, sairiam em procissão até a igreja de São José para a trasladação do Santíssimo Sacramento. Devendo as ruas por onde passaria a procissão estarem enfeitadas com flores.
“Chegando o préstito à Matriz, o monsenhor Antonio Nascimento (governador da Diocese ) faria discurso de inauguração. No final haveria o canto solene Te Deum em ação de graças, pelo feliz encerramento dos trabalhos de reconstrução da Matriz, finalizando os festejos da tarde com a bênção do Santís-simo Sacramento”.
Ainda conforme a programação publicada na Folha do Norte, os festejos prosseguiriam nos dias 16 (Festa da Padroeira) e 17 (Festa do Sagrado Coração de Jesus) com missas, procissões, banda musical e fiéis percorrendo a cidade para angariar donativos.

  • ... Em 1910, o Santíssimo Sacramento da Matriz (acima) foi trasladado para a igreja de São José (ao lado)