História : A chegada do 3º Batalhão do 6º Regimento de Infantaria a Pindamonhangaba

Em plena 2ª Guerra Mundial o 2º Batalhão do 5º Regimento de Infantaria, que aqui se encontrava aquartelado já há 20 anos, foi substituído por outra unidade de Infantaria

Era agosto de 1943. Fazia já um ano que o Brasil havia declarado guerra à Itália e Alemanha. Com a criação da FEB-Força Expedicionária Brasileira, preparava suas tropas para enviar ao palco da guerra. O prefeito de Pindamonhangaba (na época, o prefeito acumulava também o cargo de presidente da Câmara Municipal), era o major João Romeiro Filho, um dos filhos do fundador da Tribuna do Norte..
A Tribuna se encontrava sob a direção de Argemiro Cypriano de Oliveira. A sua redação era de responsabilidade de um grupo de redatores, cidadãos capacitados para tal e que gozavam de respeito junto aos leitores.
Naquela edição do dia 15/8/43, o jornal, que vinha publicando artigos referentes à guerra e de apoio à população nesse sentido, como instruções sobre procedimentos necessários nos exercícios de blackout (escuridão provocada como defesa a ataques aéreos), anunciava, em página interna, com o título “2º Batalhão do 6º Regimento de Infantaria”, a nota confirmando a partida dessa unidade:
“Obedecendo ordens das altas autoridades militares, seguiu, com destino à Lorena, o II Batalhão do 5º Regimento de Infantaria, tropa que há tempos se achava aquartelada nesta cidade, e que ultimamente estava sob o comando do major Waldemar Barroso Magno, ilustre oficial do nosso glorioso Exército.
“A Tribuna do Norte, cumprimentando o major Waldemar Barroso Magno, deseja a Sua Excelência, aos dignos oficiais e praças daquela unidade os mais sinceros votos de felicidades”.
Sobre a data da partida, não trazia nenhuma informação. Entretanto, na mesma edição, em outra página, também em breve nota, divulgava a chegada da unidade de Exército substituta, fato que teria ocorrido no dia 9 de agosto de 1943:
“Chegada do III Batalhão do 6º Regimento de Infantaria – No dia 9 do corrente, pela manhã, chegou a nossa cidade o III Batalhão do 6º Regimento de Infantaria, que aqui veio em substituição ao II Batalhão. A brilhante tropa do glorioso Exército Nacional tem como comandante o excelentíssimo senhor major Silvino Castor da Nóbrega, distinto oficial das nossas Forças Armadas.
“Ao excelentíssimo senhor major Silvino Castor da Nóbrega, a Tribuna do Norte, respeitosamente, cumprimenta e almeja os melhores votos de felicidades e de longa permanência entre nós, extensivos à digna oficialidade e praças daquele batalhão”.

Major Barroso Magno, o filho honorário

Fato curioso a respeito dessa troca de batalhão foi um evento ocorrido fazia um mês: o comandante do 2º Btl do 5º RI, batalhão que se despedira da cidade, major Waldemar Barroso Magno, havia sido homenageado, por conta da admiração e estima que lhe devotava o munícipio, com o título de “Filho Honorário”. Condecoração ocorrida, segundo a Tribuna de 17/7/1943, durante evento em comemoração ao 10 de julho (esse tipo de solenidade já acontecia em 1943), em banquete realizado na esplanada do edifício San Martin.
E aqui é interessante o registro desse carinho da população para com o comandante. O município sempre recebeu bem os oficiais militares destacados para comandar tropas nesta cidade, assim como os respectivos efetivos. Segundo a Tribuna, “…o major Barroso Magno, em palavras repassadas de comoção, agradeceu a homenagem que lhe era prestada, dizendo se envaidecer com o título de pindamonhangabense que lhe foi concedido e suas últimas palavras foram cobertas com longa salva de palmas”.
Consta na folha de João Romeiro na matéria sobre a homenagem, que “o pergaminho oferecido” era assim redigido: “(Brasão da Cidade) – Freguesia, Termo e Comarca de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Pindamonhangaba – Estado de São Paulo
Por seus mais legítimos representantes, sinatários deste, a princesa do norte outorga ao Exmo. Senhor Major Waldemar Barroso Magno o título de ‘Pindamonhangabense’, arrolando-o entre os seus mais ilustres filhos. Pindamonhangaba, 10 de julho de 1943 (238º ano de emancipação da cidade)”. Assinavam o documento as autoridades municipais correspondentes.
A animada festa da entrega do título realizada no prédio San Martin contou com o pronunciamento do orador pindamonhangabense Dr. Demétrio Ivahy Badaró. A ele coube fazer a entrega do pergaminho de “Filho Honorário de Pindamonhangaba”, ao homenageado. Segundo o artigo TN, “o pergaminho era uma fina obra de arte, trabalhada pelas mãos de gentil artista pindense”, (o nome dessa artista não é divulgado na matéria).
Em nome dos oficiais do 2º Btl do 5º RI, saudou o homenageado o tenente Raul Alves Guimarães. Falaram ainda, Dr. Francisco Lessa Junior, tenente Sebastião Marcondes da Silva e Alcides Ramos Nogueira.

Primeiras ações do 3º Btl do 6º RI em Pinda

Concorrência. Na mesma edição que se noticiou a troca de tropas em Pindamonhangaba, o batalhão substituto já anunciou uma concorrência pública para a venda de resíduos (ossos e restos de comidas – Lavagem), devendo as propostas ser encaminhadas ao Serviço do Aprovisionamento da unidade.
Fogo simbólico. No dia 22 de agosto daquele 1943, Pindamonhangaba recebeu em suas divisas a esperada “Corrida de Revezamento do Fogo Simbólico”, evento de caráter nacional com partida da cidade de São Salvador, Bahia, e destino Porto Alegre, Rio Grande do Sul, com participação dos municípios envolvidos no percurso.
Militares do 3º Batalhão do 6º RI, substituíram os do 2º Btl do 5º RI, que estavam anunciados para o evento quando este chegasse no trecho pertencente às terras da princesa. Participaram do revezamento, além dos militares do 3º Btl, atletas representantes dos seguintes estabelecimentos locais: Colégio Municipal, Escola de Comércio “Dr. João Romeiro”, Núcleo de Ensino Profissional Ferroviário, Clube de Regatas “Rodrigo Romeiro” e Coruputuba Futebol Clube.
Auxílio à Caixa Escolar. Naquele mês de agosto o comando do novo batalhão da cidade, num gesto elogiável, ofereceu, por intermédio do professor Joaquim Aquino de Oliveira, então diretor do Grupo Escolar Dr. Rodrigo Romeiro a quantia de Cr$ 33,00 semanais, “destinada à compra de pães à petizada da Caixa Escolar daquele educandário”, publicou a Tribuna.
Falecimento no quartel. Ainda naquele mês da chegada do 3º Batalhão do Regimento de Infantaria, a nota triste foi a do falecimento do soldado daquele Batalhão. O jovem Antonio Lemes Cardoso, 24 anos, vitimado por uma síncope cardíacana manhã do dia 23 de agosto daquele ano. Ele pertencia à 8ª Cia e era natural de Itaberaí – Goiás. O sepultamento foi na tarde do mesmo dia à tarde. Seu corpo foi devidamente coberto pela Bandeira Nacional para o sepultamento. Muitas pessoas, entre elas o major Silvino Castor da Nóbrega, comandante do 3º Btl., e toda a distinta oficialidade, acompanharam a condução do corpo ao cemitério municipal.
“No portão do cemitério foi homenageado com salva de 21 tiros, ao baixar a sepultado foi dado, em clarim, o toque de silêncio, por um dos seus companheiros de armas”, divulgou aTribuna, presente através de um de seus redatores.
Semana da Pátria. O 7 de setembro de 1943 foi comemorado com discursos, reuniões cívicas e desfile de escolas. Nesse ano, a cidade nãocontou com o desfile militar, pois a tropa do 3º Batalhão do 6º Regimento de Infantaria, aqui aquartelada, viajara para a capital, para os desfiles que lá foram realizados para apresentação das tropas brasileiras.

Unidades antecessoras ao 2º Batalhão de Engenharia de Combate – Batalhão Borba Gato

A primeira unidade do Exército Brasileiro a se aquartelar em Pindamonhangaba foi o 4º Corpo de Trem, que, por motivo de reformas havidas no Exército, em 1919 passou a denominar-se 2º Corpo de Trem.
– Chegada, 1918;
– Local de aquartelamento – Palacete Barão de Lessa (atual Palacete Visconde da Palmeira). Em1919, essa unidade militar ocupou o prédio construído para funcionamento do mercado municipal (atual Praça Padre João de Faria Fialho). A partir daí o local ficou definido como sede de aquartelamento dos batalhões do Exército para cá enviados.
Na sequência vieram:
– 12º Regimento de Cavalaria Independente – chegada, 1922;
– 2º Batalhão do 5º Regimento de Infantaria – chegada, 1923;
– 3º Batalhão do 6º Regimento de Infantaria – chegada 1943.

  • Créditos da imagem: Arquivo TN
  • Prédio construído para o mercado municipal foi adaptado pra abrigar o 2º Corpo de Trem e, com o passar dos anos, foi reformado pra melhor aquartelar efetivo militar do Exército Brasileiro nas substituições das unidades enviadas a este município - Créditos da imagem: Arquivo TN
  • Em 1943, Arma de Infantaria continuou apesar da substituição da unidade aqui aquartelada - Créditos da imagem: Exército Brasileiro
  • Major Waldemar Barroso Magno, “Filho Honorário” de Pindamonhangaba - Créditos da imagem: Arquivo TN