A contribuição da “Prova Brasil” para o ensino público

A “Prova Brasil” foi criada com o objetivo de avaliar a qualidade de ensino das escolas públicas localizadas nas regiões urbanas.
Conhecida como uma avaliação voltada para as habilidades em Língua Portuguesa (foco em leitura) e Matemática (foco na resolução de problemas) avalia estudantes do ensino fundamental do 5o e 9o ano (antiga 4a e 8a séries). As provas por serem aplicadas no final desses ciclos (5º e 9° anos) permitem analisar em que condições os alunos estão finalizando tais etapas de ensino.
Considerando que a “Prova Brasil” tem como principal meta identificar o desempenho das escolas públicas e suas respectivas turmas de alunos, o ideal é que todos os educadores que estejam envolvidos nessa missão dediquem-se ao estudo da avaliação originada em 2005, constatando o que e por que o aluno não aprendeu.
Vale ressaltar a importância do indivíduo em compreender e passar por testes, visto que são instrumentos de gestão extremamente necessários para a melhoria da qualidade de ensino. Tais testes resultarão num significado pedagógico, ou seja, os professores terão conhecimento do que os alunos dominam, bem como se possuem capacidade de assimilar diferentes conteúdos ou não, levando-os a criarem hipóteses esclarecendo o motivo que impediu certo aprendizado.
Além disso, a “Prova Brasil” é uma forma de diminuir as diferenças regionais existentes no meio, aproximando os currículos, visto que cada estado possui sua própria organização curricular.

  • Créditos da imagem: Reprodução/internet