A cultura é por natureza, mutante

A cultura se transforma permanentemente.

Não existe na história país honesto com população corrupta e não existe na história humana até o momento, população ética e governo corrupto.

Sempre que nós temos um governo corrupto, temos uma população que convive com graus de corrupção.

Os ladrões que roubavam na era Juscelino ou Jango, continuaram roubando na ditadura militar. Os ladrões na ditadura continuaram no governo Sarney, até porque o comando era o mesmo.

A democracia é por essência transparente, ela permite a denúncia.

O país mais corrupto do mundo no ranking da organização transparência é a Coréia do Norte, uma ditadura de esquerda.

A Coréia do Norte é um estado totalitário de esquerda que não tem denúncias.

Porque ninguém sobrevive para denunciar, não há denúncias em ditaduras, na democracia há.

A doutrina afirma que a democracia repousa sobre três princípios fundamentais: o princípio da maioria, o princípio da igualdade e o princípio da liberdade.

A garantia da liberdade individual; A liberdade de opinião e expressão.

Uma sociedade democrática, tenha ela, um governo mais à esquerda ou à direita, é aquela em que o poder está claramente repartido pelas suas várias instituições democráticas (executivas, legislativas ou judiciais) tendo a Sociedade Civil múltiplas formas de expressão e de intervenção.

A constituição é a lei suprema do nosso país e estabelece regras fundamentais. O estado de direito tem que respeitar a diversidade, lutar pela possibilidade de diálogos e acabar com a desigualdade. Precisamos fortalecer as instituições e entender o que significa a democracia na nossa vida.

Adelson Cavalcante
Jornalista Mtb 56011/sp
Presidente da AJOP