Editorial : A educação é o caminho

“A educação é a base essencial para que o Brasil possa se transformar na nação dos nossos sonhos!”. Foi com essas palavras que o secretário Estadual de Educação, José Renato Nalini, oficializou o repasse de cerca de 500 mil reais do Governo do Estado para a reforma e adequação de escolas estaduais da Diretoria Regional de Ensino à qual Pindamonhangaba faz parte.
O anúncio formal aconteceu na tarde dessa terça-feira (10), na Escola Estadual Profª. Dirce Aparecida Pereira Marcondes – uma das cinco unidades contempladas com o repasse. Quatro delas estão em Pinda e uma do município de Tremembé (que também faz parte da Diretoria Regional).
De acordo com o secretário estadual, a verba será destinada para reformas estruturais básicas e mais urgentes e o valor representa um ‘gesto simbólico’ para mostrar que o Estado está atento às necessidades educacionais.
Sobre projetos futuros, o secretário afirmou que a esperança é que em 2018 haja a retomada do desenvolvimento e que “a arrecadação possa corresponder às nossas demandas”. Ele destacou ainda que o governo Estadual investe 30% do orçamento do Estado em educação, o que representa cerca de 30 bilhões anuais – “uma quantia extremamente significativa, mas ainda é insuficiente, já que as demandas são crescentes, e a secretaria é muito complexa e desafiadora”.
Mesmo assim, o secretário acredita na retomada do desenvolvimento econômico no ritmo que o Brasil necessita para atender a essas demandas legítimas e compreensíveis da educação brasileira. Que ele esteja certo!