A espetacular e vitoriosa história do Atletismo de Pindamonhangaba

O atletismo vem sendo um dos grandes destaques do esporte de Pindamonhangaba. A afirmação é embasada em resultados conquistados por jovens em várias categorias, inclusive no adulto, como o feito de Ketiley Batista, de 21 anos, que no último dia 29 de maio, tornou-se campeã sul-americana dos 100 metros com barreiras.
Pindamonhangabense de coração, Ketiley iniciou sua vida no atletismo no ano de 2014 na Escola Olímpica, projeto realizado no Centro Esportivo João Carlos de Oliveira, o João do Pulo. No espaço que presta homenagem ao nome maior do atletismo de Pindamonhangaba, com recorde mundial e duas medalhas olímpicas no currículo, jovens treinam e sonham um dia poder representar sua cidade ou até mesmo seu país e, assim como o ex-recordista do salto triplo “João do Pulo”, cravar sua história na história do esporte e no coração do povo.
Fruto da Escola Olímpica e da dedicação dos atletas e dos professores da modalidade que lá trabalham, nomes como Ketiley Batista, Marcos Paulo, Fabrício Pereira, João Henrique Barros, Waylla Oliveira, dentre outros, foram revelados por ali. Marcos Paulo, aos 16 anos, conquistou a medalha de ouro na prova dos 110 metros com barreiras nos Jogos Olímpicos da Juventude, no ano de 2018, no Marrocos, dentre tantos outros resultados de destaque.
Ketiley Batista, é no momento, o grande nome dos 100 metros com barreiras do Brasil. A jovem que já venceu diversas provas nas categorias menores, tornou-se adulta e depois de conquistar seus primeiros resultados na principal categoria da modalidade, viu seu nome na lista para integrar a Seleção Brasileira no Campeonato Sul-Americano de Atletismo, disputado no final do mês de maio, no Equador.
No Estádio Modelo Alberto Spencer, na cidade de Guayaquil, a jovem correu como nunca tinha o feito antes e cravou 12seg96, tempo que lhe garantiu – na sua primeira convocação para representar seu país – a medalha de ouro e, de quebra, o índice para o Mundial de Atletismo de Eugene/EUA em 2022. Um feito e tanto!
Assim como ela, alguns de seus companheiros de treino também estão trilhando os mesmos caminhos, ou seria melhor dizer, “as mesmas pistas”. Podemos destacar resultados recentes, como a vitória de Fabrício Pereira na prova dos 110 metros com barreiras do Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub20, ratificando o índice para participar do Campeonato Mundial de Nairóbi, no Quênia.
Também foi destaque neste mesmo Campeonato Brasileiro, João Henrique Ribeiro Barros, de 18 anos, conquistando a medalha de bronze na prova dos 400 metros e Whaylla Ester de Oliveira, 18 anos, também com o bronze na prova do Salto Triplo.
Poderia escrever um pouco mais, falando da garra destes jovens, do trabalho incansável dos professores e de todos os envolvidos no atletismo de Pindamonhangaba, do orgulho de ver e de sentir a vitória destes meninos e meninas, mas, o tempo mostrará mais do que já temos visto, tenho certeza, e lá, registraremos. Com tantos feitos, certamente, que o eterno homem do salto triplo, João Carlos de Oliveira, falecido em 1999 e que completaria 67 anos no dia 29 de maio, está feliz e orgulhoso por tantos terem seguido seus passos no esporte.