Nossa Terra Nossa Gente : A FANTÁSTICA FÁBRICA DE BRINQUEDOS DO SENHOR MARINO

A FANTÁSTICA FÁBRICA DE BRINQUEDOS DO SENHOR MARINO

 

Contorno o Bosque da Princesa em direção à Rua Mariz de Barros. Na calçada da casa de número 84, em exposição permanente, estão os produtos da fantástica fábrica de brinquedos do Sr. Marino Ferreira de Melo: caminhões de madeira, trenzinhos coloridos, aviões, casinhas de passarinhos e tantos outros artefatos construídos por este torneiro mecânico aposentado.

 

De onde vem esse talento do Sr. Marino para confeccionar brinquedos? Fico surpresa ao descobrir que sua habilidade foi desenvolvida no chão de sua infância – o Haras Paulista -, fazendo boizinhos, cercas e casinhas para a fazenda imaginária do seu melhor amigo: Geraldo Alckmin!

 

Assim como o pai de Geraldo Alckmin, o pai de Marino era funcionário do Haras Paulista, e os dois meninos, cujas idades eram muito próximas, travaram uma grande amizade. Eles gostavam de brincar de construir fazendinhas imaginárias, dessas com boizinhos de legumes, cerquinhas de bambu e casas de caixinhas recobertas de sapé.

 

Marino sempre saía em busca dos materiais para a fazendinha e Geraldinho ficava no local determinado aguardando o amigo chegar. Marino, às vezes, ficava bravo e cobrava do amigo que ele também fosse ajudá-lo, afinal, o Haras era muito grande e a busca maior ainda. O sabido filho do administrador do Haras Paulista explicava ao amigo que ele era o administrador da fazenda e precisava ficar ali nas terras tomando conta de tudo!

 

Penso que, de alguma forma misteriosa, as brincadeiras preferidas da infância antecipam o caminho profissional de cada um de nós e, no caso de Geraldo Alckmin e de Marino Ferreira de Melo, de fato, isso aconteceu!

 

O melhor amigo de infância de Geraldo Alckmin recorda com emoção dessa “irmandade” entre eles que perdurou até Marino ingressar em seu primeiro trabalho (Posto Esso) e o futuro “vice-presidente da República” na faculdade de Medicina e, posteriormente, na vida pública como vereador de Pindamonhangaba…

 

Ao conquistar a aposentadoria, Sr. Marino encontrou nas brincadeiras da infância, o seu hobby e, também, um considerável complemento salarial. Atualmente, Marino projeta, constrói e “administra” a sua fábrica de brinquedos!

 

Confesso que os brinquedos do Sr. Marino têm o dom de me transportar para um território sagrado, a infância e, de modo especial, para nossos inesquecíveis natais. Tempo de sonhar com a chegada do Papai Noel, dos sapatinhos debaixo da árvore com nossas cartinhas e da alegria que os brinquedos coloridos de madeira traziam para nós!

 

O Sr. Marino nem imagina mas, no meu coração, ele é o Papai Noel de muitas crianças! Neste tempo em que os tablets, os computadores e os celulares tornaram-se os objetos de desejo preferidos das crianças, as lojas de brinquedos têm diminuído consideravelmente suas vendas, e muitas, fecharam as portas!

 

Por isso, a fantástica fábrica de brinquedos do Sr. Marino é tão imprescindível para nossa terra e nossa gente! As habilidosas mãos desse artesão vivificam o que há de mais sublime na infância: o encantamento do brinquedo e do brincar.  Se os pais, os avós e os professores soubessem o bem que os brinquedos e as brincadeiras proporcionam ao desenvolvimento físico, intelectual e emocional das crianças, elegeriam um tempo do dia para essa tarefa quase esquecida nesse universo tecnológico em que vivemos e, com toda certeza, todos nós reencontraríamos nosso mundo de faz-de-conta e, nele, a alegria escondida no quintal da nossa infância.

 

Que a fantástica fábrica de brinquedos do Sr. Marino nos conceda, por muitos e muitos anos, seus brinquedos coloridos e a magia dos sonhos que só ela é capaz de fabricar!

 

P.S. Artigo publicado na Tribuna do Norte em 29. 11. 2018. Em 2019, Marino foi contemplado com o prêmio “Mestres da Cultura Viva” da Secretaria de Cultura e Turismo de Pindamonhangaba – o que muito o alegrou! Infelizmente, meses depois, o amigo de infância do “Geraldinho” faleceu.

 

  • Divulgação