Nossa Terra Nossa Gente : A FESTA DOS 140 ANOS DA TRIBUNA DO NORTE

A Tribuna do Norte celebra 140 Anos! Desde o longínquo 11 de junho de 1882 até os dias de hoje, o jornal pindamonhangabense criado pelo Dr. João Marcondes de Moura Romeiro tem sido impresso e divulgado na Princesa do Norte!

Para celebrar essas 14 décadas ininterruptas de existência, a Presidente da Fundação Dr. João Romeiro e jornalista responsável, Jucélia Batista, em parceria com funcionários e colaboradores, planejou belíssimas ações culturais: documentário sobre a história do jornal; concurso cultural – de desenho, poesia, crônicas e redações – destinado aos alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas pindamonhangabenses; a “Edição de Aniversário de 140 Anos” (a de número 9.729) contendo a primeira edição da TRIBUNINHA, vocacionada aos leitores mirins; e, por fim, a noite festiva do sábado 11 de junho no Teatro Galpão!

O documentário, exibido na abertura da cerimônia, emocionou a plateia! Os depoimentos dos funcionários, aposentados e estagiários ressaltaram suas memórias e os esforços empreendidos por eles para que a centenária edição impressa da ‘Tribuna’ pudesse ser mantida até nossos dias juntamente com sua versão digital (https://jornaltribunadonorte.net/), exigência imperiosa do século 21 e dos leitores digitais! Mais do que companheiros do ofício de informar e de comunicar os fatos da Princesa do Norte, os depoentes consideram-se membros de uma família, a família Tribuna do Norte!

Nessa noite histórica e inesquecível, a bicentenária Corporação Musical Euterpe, sob a batuta do Maestro Marcos Souza, abrilhantou a cerimônia com a presença de 35 músicos e a exibição de um seleto repertório: Hino Nacional Brasileiro e de Pindamonhangaba, The Avengers, Uptown Funk, PoutPourri Roupa Nova, Seleção Tim Maia, Aquarela do Brasil e, para encerrar, o célebre “Parabéns a você!”

O momento mais esperado da noite festiva foi o anúncio e a entrega dos prêmios aos vencedores do Concurso Cultural Comemorativo dos 140 Anos da Tribuna do Norte! A casa estava lotada: autoridades municipais e jornalistas, funcionários e familiares, crianças e jovens, pais e professores, músicos e patrocinadores do concurso cultural.

Entre as ações desta célebre data, está a criação da TRIBUNINHA, periódico mensal endereçado às crianças, contendo notícias e informações sobre saúde, educação, meio ambiente, história de Pindamonhangaba, poesia, livros, filmes, séries, games, charadas, caça-palavras, cruzadinhas e, sobretudo, desenhos, poemas e redações dos nossos leitores mirins – quiçá, futuros funcionários e colaboradores do nosso jornal.

Ao revisitarmos o percurso histórico da Tribuna do Norte (1882 – 2022), é impossível mensurarmos o número de histórias que, certamente, há entrelaçadas à do nosso jornal. Quantos leitores terá conquistado? Quantas páginas terão sido impressas? Por quantos lugares terá circulado? Com quantas pessoas terá interagido? Não podemos jamais imaginar…

O mais antigo jornal publicado no interior paulista, o 2º do Estado de São Paulo, o 5º do Brasil e o 6º da América Latina fez e faz história! Atualmente está concorrendo com 19 jornais brasileiros e 36 portugueses ao título “Memória do Mundo” na UNESCO. Esse patrimônio imaterial de nossa terra e de nossa gente também está em processo de tombamento pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Cultural, Ambiental e Arquitetônico de Pindamonhangaba!

Parabéns, Tribuna do Norte, pelo sucesso de sua longevidade e de sua atual conectividade com as redes sociais e os ambientes virtuais de informação e de comunicação!

Parabéns, família Tribuna do Norte! O amor e a dedicação de cada um de vocês ao nosso centenário jornal fizeram dele o mais ilustre homenageado da festa de seus 140 anos!

  • PortalR3
  • Arquivo pessoal