Editorial : A importância da certificação de qualidade

Com o intuito de inspecionar e fiscalizar os produtos de origem animal, feitos em Pindamonhangaba, visando, sobretudo, à segurança alimentar do consumidor, o município implantou o SIM (Serviço de Inspeção Municipal).

O procedimento auxilia os agricultores de Pinda a se adequarem ao mercado, por meio de regras e adequações a serem seguidas, buscando garantir a qualidade e a higiene na manipulação dos produtos antes de chegarem ao consumidor final, por exemplo.

Realizado pelo Departamento de Agricultura da Prefeitura, o sistema já tem produtor cadastrado e busca inserir novos cadastros. A proposta é sempre pensar nas portas que se abrem para que os pequenos produtores da cidade tenham oportunidade de profissionalizar seus negócios, a partir do selo de inspeção – que também torna possível a venda dos produtos em todos os pontos de comércio de Pinda.

A assessoria de um veterinário da Prefeitura para auxiliar em questões referentes às normas sanitárias e à legislação está dentro do sistema. Todo produtor do município que trabalha com alimentos de origem animal pode participar do SIM. Basta procurar o Departamento de Agricultura da Prefeitura.