Editorial : A influência midiática

Os formados em comunicação social costumam analisar certos aspectos na linguagem e comportamento das pessoas baseados em um vasto conhecimento adquirido por meio da leitura e aplicação de conceitos, exemplificados especialmente no campo das teorias da comunicação.
Um desses ensinamentos é a chamada agenda-setting. Aos não comunicólogos, cabe-nos ressaltar que significa basicamente a incorporação de termos, palavras e assuntos exibidos em grande escala pela mídia/imprensa no cotidiano das pessoas.
Para que todos possam entender a situação, o jornalismo e as mensagens publicitárias fortemente aplicadas são – seja por meio de uma propaganda, uma novela ou um filme, por exemplo, responsáveis pelas discussões e pelo comportamento do público. O assunto que é debatido nos jornais vira termo comum no dia a dia das pessoas – ainda que antes elas nunca tenha se preocupado com aquilo.
Os dois temas mais exibidos e que deram ‘o que falar’ mais recentemente foram o afastamento da presidente Dilma Rousseff em virtude da abertura de processo de impeachment e um caso de estupro coletivo que teria ocorrido em uma favela do Rio de Janeiro.
Deste modo, devido à agenda-setting, palavras como ‘estupro’, ‘presidenta’ – como os defensores da chefe de Estado afastada costumam se referir a Dilma Roussef -, e ‘impeachment’ estão entre as mais pesquisadas no mês de maio.
As duas primeiras: ‘estupro’ e ‘presidenta’: foram algumas das palavras mais consultadas por brasileiros, no maior dicionário digital da língua portuguesa e um dos mais usados no Brasil – a Priberam.
De acordo com Priberam, a influência do noticiário e das novelas gerou picos de buscas de palavras como “apitaço” e “presidenta”, respectivamente relacionados aos protestos contra e a favor do Governo e à polêmica sobre a correção ou não do tratamento no feminino para a então ocupante do cargo de presidente do país.
No mesmo período, despontaram entre as mais buscadas no dicionário as palavras “saruê” e “gitana”, ambas muito pouco usadas no linguajar dos brasileiros em condições normais, mas que ganharam notoriedade em função da novela Velho Chico.
Outra palavra entre as mais buscadas no Brasil foi “exponencial” um termo distante do uso coloquial mas igualmente compatível com o cenário atual de crescimento da inflação, aumento do desemprego e outros fatores ligados à crise econômica.
Surpreendentemente, entre as palavras mais consultadas no país estão expressões sofisticadas como “biopsicossocial”, “resiliência” e “miríade”. Para estes destaques, aparentemente aleatórios, a Priberam não detectou justificativas muito claras, mas é possível que estejam relacionadas ao vocabulário de livros “best-sellers”, outras ocorrências na TV ou no cinema.
Ao leitor ainda curioso, não apenas pelo significado de agenda-setting, mas para o emprego e origem de palavras, cabe-nos deixar uma dica: procurem por ‘editorial’.