Editorial : A pandemia das fake news

Nesta edição temos a informação de que o prefeito de nossa cidade, Isael Domingues, foi testado positivo para o Covid 19 e está em isolamento familiar.
A notícia foi dada pelo próprio prefeito, na noite de quinta-feira (16). De lá pra cá, muitas fake news correram pelas redes sociais.
Fake News (notícias falsas) consistem na disseminação deliberada de desinformação ou boatos via jornal impresso, televisão, rádio e, especialmente, pela internet. Este tipo de notícia é escrito e publicado com a intenção propositada de enganar ou ludibriar, muitas vezes com manchetes sensacionalistas, exageradas ou evidentemente falsas..
A mentira sempre acompanhou a humanidade. As Fake News não são exclusividade dos tempos modernos. De novo, tem-se a internet, que revolucionou os meios de comunicação, aproximando as pessoas de todo o globo terrestre, permitindo que as notícias (falsas ou verdadeiras) corressem o mundo em segundos.
Muito comum nas redes sociais o internauta compartilhar notícias falsas, mesmo sabendo que se tratam de informações duvidosas e, muitas vezes, sem mesmo abrir o respectivo link e ler previamente o seu conteúdo.
As Fake News vêm sendo amplamente disseminadas no Brasil em tempos de pandemia de Covid-19. A prática é intolerável, uma vez que os debates tratam de saúde pública, envolvendo risco a milhares de vidas, ou seja, com trágicas consequências para a nação e a humanidade.
Mas depende de cada um de nós reagir a esse tsunami de mentiras. A desinformação se combate com a busca de informação fidedigna. Conferir, contestar, não perder a capacidade de indignação. A verdade está disponível a quem quiser persegui-la e difundi-la, para que prevaleça.
Esse tem sido nosso papel por mais de um século. A Tribuna busca e divulga fatos reais, para que, a partir deles, nossa sociedade possa fazer sua análise e tirar suas conclusões.