História : A população da Pinda antiga e o 2º Batalhão de Infantaria

A edição de hoje aborda recordações do final dos anos vintes envolvendo o efetivo do 2º Batalhão do 5º Regimento de Infantaria, uma das unidades do Exército que antecederam à atual, 2º Batalhão de Engenharia de Combate, no aquartelamento em Pindamonhangaba.
Em maio de 1927 a Tribuna do Norte informava o retorno da 5ª Companhia desse Batalhão de Infantaria, que voltava do Estado de Goiás onde sua presença fora requisitada pelo Exército Brasileiro. Segundo o jornal o efetivo que compunha a referida Companhia “…portou-se com muita galhardia e disciplina durante todo o tempo da longa excursão no longínquo estado”.
Essa Cia, na época, tinha no comando o capitão Júlio Pereira. Também a compunha os oficiais, 2ºs tenentes, José Ferreira da Silva e Benedito de Tolosa. O efetivo teria retornado “completo e em ótimo estado sanitário”.

Bandeira Nacional

Três meses depois, em comemoração à Independência, o 2º Batalhão era homenageado pela população de Pindamonhangaba com uma Bandeira Nacional. Fato divulgado pelo jornal, edição 11/9/1927: “…comemorando a data da nossa independência a população aproveitou para homenagear o 2º Batalhão oferecendo-lhe uma Bandeira Nacional de finíssima seda e ricamente trabalhada”.
O presente foi possível graças aos trabalhos de uma comissão previamente organizada, composta pelas senhoras Maria Thereza Tolosa, Laudelina Maciel, Ernestina Homem de Mello e senhorita, professora Alzira Franco.
Conforme a matéria publicada, a festa teve a seguinte programação: “Às 8h30 do dia 7 de setembro, após uma missa na igreja São José, reunida grande massa de povo e famílias de nossa sociedade, teve lugar o préstito, no qual foi conduzida a bandeira para o quartel do 2º Batalhão, sendo levada pela senhorita Alzira Franco.
“Recebida no quartel pelo comandante major Josephat Caldeira, oficiais e todo o batalhão, teve lugar a cerimônia da benção da bandeira, ato efetuado pelo padre joão José de Azevedo, que também fez belo discursos cheio de ensinamento cívicos e cristãos.
“Em seguida foi feita a entrega da bandeira, seguindo-se a sua incorporação ao batalhão ao som de hinos e clarins tocados pelas bandas de músicas e, em nome da comissão, orou fazendo o oferecimento da bandeira o professor Luiz tolosa, pronunciando entusiástico discurso alusivo ao ato.
“Em nome do comandante, respondeu agradecendo às homenagens e bandeira, o distinto oficial 1º tenente Miguel Cardoso…”
Concluídas as cerimônias o batalhão desfilou pelas ruas da cidade. Desfile assim, carinhosamente, descrito pelo redator da Tribuna: “…causando grande entusiasmo, o modo correto e disciplinado com que marchava o querido batalhão”.

Provas e sarau

Às 15 horas teve início no quartel a 2ª parte da programação, a disputas de provas físicas em diferentes modalidades entre os militares. As disputas, conforme o apurado pela Tribuna, tiveram os resultados seguintes:
1ª prova – “Coronel Fleury” – Salto em altura – vencedores : 1º lugar, soldado Abílio Marcelino da Rosa (6ª Cia) e 2º lugar, cabo José B. Marcondes; 2ª prova – “Major Maurício” – Lançamento de peso (7 quilos 525)- vencedores: cabo Joaquim Pinto de Queiroz (6ª Cia) e 2º lugar, soldado Amâncio Mariano da 5ª Cia; 3ª prova – “Major Josephat” – Cabo de guerra entre a 5ª e 6ª companhias – vencedora, 6ª Cia; 4ª prova- “Coronel Torres Junior” – Lançamento de granadas (alcance e precisão). – vencedores: 1º lugar, soldado Lourenço Ângelo da 2ª Cia, 2º lugar, Luiz de Carvalho da 5ª Cia; 5ª prova – “1º Batalhão do 5º RI” – Corrida de 100 metros –vencedor soldado Eomenbianchi , da Cia de Metralhadoras; 6ª prova – “General Florindo” – Corrida de estafetas entre a 5ª e a 6ª companhias – vencedor, 5ª Cia.
Os festejos alusivos ao recebimento da bandeira pelo 2º Batalhão e também em homenagem ao dia 7 de setembro tiveram a programação encerrada por volta das 22 horas com um sarau dançante realizado nas dependências do quartel. O agradável momento proporcionado aos convidados foi oferecido por seu pelo comandante do Batalhão, major Josephat Caldeira e oficialidade.
A Tribuna comentou: “Foi uma festa encantadora, com danças muito animadas, os dignos oficiais foram incansáveis em obséquios e gentilezas dispensados aos seus convidados”.
E agradeceu: “À digna comissão promotora da entrega da bandeira, as nossas felicitações, pel bela festa que organizou”.

  • Quartel do 2º Batalhão de Infantaria na então Praça da República. Prédio passou por reformas e hoje aquartela o 2º Batalhão de Engenharia de Combate - Créditos da imagem: Arquivo TN
  • Símbolo da Arma de Infantaria - Créditos da imagem: Wikipédia
  • Em 1927, uma comissão composta por distintas senhoras pindamonhangabenseses e pela professora Alzira Franco ofereceram uma Bandeira Nacional de finíssima seda e ricamente trabalhada ao Batalhão de Infantaria aqui aquartelado - Créditos da imagem: Freepik