A Saúde da Mulher

Ontem, dia 08 de março, comemoramos o dia Internacional da Mulher, uma data que deveria ser comemorada todos os dias, pois um dia é muito pouco para o que elas representam e são.

Nos dias atuais, muitas mulheres precisam se desdobrar para dar conta de suas vidas. Digo “suas vidas” pois muitas trabalham fora de casa, cuidam dos filhos, tomam conta de sua casa e, muitas vezes, sem a ajuda de uma companhia para dividir responsabilidades. Além de suas “cobranças” pessoais, ainda precisam lidar com situações onde parecem ter que provar sua condição em determinado cargo profissional, situação familiar, além da “obrigatoriedade” em estar sempre bonita e arrumada.

Com toda essa turbulência de situações como fica sua saúde? A saúde da mulher não se resume a área ginecológica apenas, é preciso cuidado emocional, bem-estar físico, planejamento familiar e profissional, além de outras áreas, mas com tamanha responsabilidade, muitas vezes isso é deixado de lado.

A sobrecarga emocional a que passamos se reflete muito mais nas mulheres, principalmente ao fato das constantes mudanças hormonais que ocorrem em seu corpo, durante o ciclo menstrual, menopausa e gravidez. Além destes fatores, a cobrança social exagerada em relação a estética aumenta o nível de estresse, o que pode ocasionar outros problemas como transtornos de ansiedade, depressão e até problemas profissionais como síndrome de Bornout, devido à necessidade em provar sua capacidade.

Em relação à saúde feminina em si, na área ginecológica, existem várias doenças onde as mulheres precisam estar atentas e cuidando, fazendo exames preventivos como uma melhor forma de tratamento. Dentre eles encontramos o câncer de mama, onde ao realizar um exame de toque já ajuda na prevenção, e se for encontrado algum nódulo próximo à mama, são realizados exames de ultrassom e mamografia para verificar a gravidade do problema. O câncer de colo uterino também é outra enfermidade que acomete as mulheres, onde há a necessidade de fazer o exame de Papanicolau anualmente como forma preventiva. Além do câncer uterino, este exame detecta outras doenças como clamídia sífilis, gonorreia, candidíase, que fazem parte das doenças sexualmente transmissíveis. Por isso o uso de preservativo é um aliado a prevenção destas doenças. A higiene íntima também faz parte da prevenção de doenças ginecológicas.

No aspecto ortopédico, mulheres tem maior probabilidade de terem osteoporose, artrose, além de problemas ligamentares. É muito comum também a queixa de dor lombar no período gestacional, devido a mudança biomecânica dos ossos do quadril.

Porém, pode parecer repetitivo o que eu direi, mas a prática de exercícios físicos é consensual com relação à prevenção do surgimento de várias das doenças citadas acima, associada a uma alimentação balanceada, sono recuperativo e produtivo. Isso aumenta a imunidade e fortalece de uma forma global.

Portanto meninas, prevenção e realização de exames anuais é a chave para uma melhor qualidade de vida e longevidade.

  • Divulgação. Dr. José Carlos Nogueira Junior, é Fisioterapeuta formado há 20 anos, possui especialização em Ortopedia e traumatologia, Osteopatia e Acupuntura. É sócio da Azzera Clínica, Clínica multidisciplinar em Pindamonhangaba