História : A Sociedade Italiana Margherita de Savoia

Uma matéria encontrada em fragmentos de um exemplar da edição de 22/11/1908 do extinto jornal local Folha do Norte, serve nos de fonte para registrar a participação italiana na comunidade da Pindamonhangaba de antigamente. Com o título “Margherita di Savoia”, o mencionado periódico pindamonhangabense registrava, 108 anos, um evento em homenagem à rainha italiana Margarida de Saboia. Um festivo acontecimento promovido por uma entidade denominada Sociedade Italiana de Beneficência e Mútuo Socorro Margherita de Savoia.

O evento…
A festa aconteceu na noite do dia 19 de novembro de 1908, no salão da mencionada Sociedade que, conforme registrou o redator da Folha do Norte, encontrava-se “ricamente enfeitado com ramalhetes, festões, escudos e bandeiras de todas as nações”. A abertura da sessão coube ao presidente da Sociedade Margarita di Savoia, João Batista Goffi. Em seguida, foi feita a leitura de um ofício enviado pelo agente consular da Itália em Taubaté, Cavalheiro R. Santore, que seria homenageado com o cargo de vice-presidente honorário da Sociedade, mas não pode comparecer por motivo de moléstia.
Seguindo a programação festiva, foram entregues diplomas e distintivos da Sociedade a Joaquim Bello do Amorim (sócio benemérito) e Alfredo Machado (orador oficial), cabendo ao padre Angelo Gazza fazer a saudação aos novos associados. Depois, ao som do Hino Italiano, as senhoritas Arminda Goffi e Maria José Taddei descerraram “a cortina tricolor que cobria a efígie da excelsa Rainha”. Foi quando, estando com a palavra, o orador oficial Alfredo Machado “enalteceu as qualidades da augusta rainha mãe dos italianos”, Margherita de Savoia, cujo retrato, “enquadrado em rica moldura era encimado por uma grande estrela, rodeado de margaridas multicores e ladeado pelas bandeiras brasileira e italiana”, notando-se ainda “as bandeiras paulista, francesa, espanhola, norte-americana, turca, alemã, inglesa, russa e outras.” O retrato trazia a seguinte dedicatória escrita pela própria rainha: “Alla Societá Italiana de Beneficenza e Mutuo Soccorro Margherita di Savoia in Pindamonhangaba.
Margherita
Stupinige, 10 Luglio 1908.”
Diante do retrato da rainha, o orador Alfredo Machado ainda pediu à colonia italiana de Pindamonhangaba que “…debaixo daquele augusto patronato, marchasse sempre desassombrada no desempenho de sua árdua missão de fazer benefícios”.
Conta o redator da Folha do Norte que em dado momento a solenidade foi interrompida e todos se dirigiram até as janelas para observar a subida de um grande balão onde estava escrito “Salve 20 de novembro”. E o tal balão “serenamente deslizou seguindo rumo Norte, sendo nesse momento queimada uma bateria de 21 tiros”.
Sobre o 20 de novembro gravado no balão, encontramos em pesquisa na Wikipédia, que se tratava da data de aniversário da rainha Margherita, nascida em Turim em 20/11/1851, portanto completava 57 anos. Na realidade, naquele tempo fazia já oito anos que Margherita havia deixado o trono, pois com a morte de seu marido Umberto I, assassinado em 29/7/1900, assumira seu filho Vítor Emanuel III. Foi quando Margherita teve que se adaptar ao título de Rainha-mãe, passando a se dedicar às atividades filantrópicas, à arte e à cultura, incentivando artistas e escritores a fundarem suas instituições culturais.
Retornando ao evento pindamonhangabense daquela noite, a sessão foi reaberta com o padre Ângelo Gazza saudando as seguintes autoridades: juiz de direito, Dr. Eduardo Campos Maia; vice-presidente da Câmara, Dr. Ayres Bastos, e o delegado de polícia, Dr. Eduardo Paes de Barros. Saudações que foram estendidas aos representantes das diversas colonias e demais convidados.
Em sua fala, o consócio Basílio Vellutini aproveitou a oportunidade para fazer um apelo: que as demais colônias estrangeiras de Pinda também organizassem suas respectivas sociedades beneficentes.

Cidadãos presentes
Um fato interessante, pois diz respeito a sobrenomes de antigos pindamonhangabenses, a maioria ligados ao comércio local, foi a relação de pessoas presentes àquele evento. Começando pela divulgação dos membros da diretoria da Sociedade Margherita: presidente – João Batista Goffi; vice – Antonio Giorgio; secretário – Pietro Amadeí; vice-secretário – Roberto Vellutini; tesoureiro – Basílio Vellutini; vice-tesoureiro – Felício Paschoal; conselheiros – Salvador Amadei, Carmello d’Anna, Biaggio Soriani, Nicolau Lencioni e Luigi Taddei; orador oficial – Alfredo Machado; sócios beneméritos – Dr. Bello do Amorim, Dr. Martins Fontes e professor Pedro Silva; sócios – padre Ângelo Ariodantes Gazza, Giuseppe Vellutini, Carlos Biscardi, Ângelo Zan, Braz de Gouvêa Giudice, Luiz Giorgio, Luiz Ferrari, Caetano Andreolli, Urbano Biaggioni e Giuseppe Lapomo.
Mencionados também os representantes das colônias estrangeiras, sendo a portuguesa representada pelo tenente-coronel Antonio Fernandes Gondiães; a francesa por Júlio Correard, e a síria por Alexandre Muassab.
Completando a lista das pessoas que participaram daquela festa em homenagem à rainha Margherita, consta na matéria do jornal FN (que cobria o acontecimento com seu gerente, Ramiro Salgado) os cidadãos: José Monteiro Salgado (procurador da Câmara), representando o prefeito dr. Benjamin Pinheiro; professor Eurípedes Braga (diretor do Grupo Escolar Dr. Alfredo Pujol), José Martiniano Vieira de Ferraz (representando o Clube Literário).
E também: coronel José Francisco Homem de Mello, João Romeu Goffi, padre Antonio Biscardi, Raphael Giorgio, José Paschoal, Benedicto Immediato, Luiz Tadei Filho, Renato Goffi, José Giorgio, Luiz Giorgio e Alípio Albino Gomes; as senhoras: Dina Biggioni, Julieta Goffi Braga, Cenira Goffi, Maria Rosa Giorgio Vellutini, Victalina Vellutini, Benedicta Martins Fontes, Arminda Goffi, Maria José Taddei, Dozalina Amadei, Anna Maria Goffi, Maria Cândida de Mello, Carlina de Mello Giorgio, Joana Soriani, Francisca Ginefre Giorgio, Carolina Ferrari e Henriqueta Goffi.
Esta comemoração contou com a animação da banda Euterpe, naquele tempo sob a regência do maestro João Antonio Romão.
Na manhã seguinte, dia 20 de novembro, às 8 horas, houve uma missa em ação de graça pelo aniversário da rainha, celebrada pelo pároco padre Ângelo com a presença de todos os membros da Sociedade Margherita e de grande número de fiéis.

Imagens: commons.wikimedia.org/wiki/File:Queen_Marghar