Editorial : A vida começa aos 60!

A partir de sábado (23), uma série de atividades comemorará a “Semana Municipal do Idoso” em Pindamonhangaba.

A extensa programação conta com jogos recreativos na Praça Monsenhor Marcondes, tardes de lazer, aulas de dança, chás, reuniões e um baile.

A iniciativa, do Conselho Municipal do Idoso em conjunto com as Associações do Centro de Convivência para Idosos e as Instituições de Longa Permanência para Idosos, em parceria com a Prefeitura, mostra o cuidado em oferecer políticas públicas que atendam a esse público, acima dos 60 anos, a chamada “Melhor Idade”.

Segundo projeções demográficas, a população idosa brasileira chegará ao ano de 2020 com mais de 26,3 milhões, representando quase 12,9% da população total.

Com o aumento geral da população idosa, torna-se importante garantir a eles não apenas maior longevidade, mas felicidade e satisfação com a vida.

Nossos idosos estão redescobrindo a terceira idade, com mais saúde e novos projetos de vida. Mais bem dispostos, eles aproveitam essa fase para se arriscar em novos e velhos sonhos. Isso ocorre porque as pessoas estão chegando a essa idade mais bem informadas, com melhor condição financeira e com uma rede de amigos. Vivem de uma forma muito diferente daqueles que, antes, se limitavam a ler jornal na varanda ou a fazer tricô e crochê.

À sociedade, resta oferecer condições para que eles possam usufruir dessa nova realidade, com acesso à saúde, cultura, lazer e dignidade.