Proseando : ABRA OS OLHOS, TIA

Catarina, professora da Escola Municipal Mário Antonio Bonotti- Redentorista foi a primeira pessoa a acertar o enigma do último Proseando. Respondeu doce de abóbora e ganhou o chocottone. Parabéns, Catarina! Quem primeiro enviar a resposta correta ao WhatsApp 99735-0611, ganhará o cordel “Um caso de amor na Parada Vovó Laurinda”.

ABRA OS OLHOS, TIA
Prezada tia Espreminilda,
Inicio essa carta confessando que fiquei muito preocupado com a sua última peripécia. O tio Fiofó me ligou e contou o que houve.
Não vá brigar com ele, nem dizer que ele é fofoqueiro (isso sei desde criancinha). Mas, dessa vez, a narrativa dele estava diferente: carregada de preocupação. Acho até que lacrimava.
Disse-me que a senhora sumiu sem dar um pio, que só voltou na semana seguinte. Disse que a procurou em toda a cidade, perguntando ao vigário, ao carroceiro, ao engraxate, e a quem encontrou pelas ruas. Disse que chegou a pensar que a senhora havia fugido com o Agnaldo. Mas o Agnaldo ele encontrou de namorico com a cachorra da vizinha. Esse vira-lata não tem jeito mesmo.
A senhora, que é uma cultíssima Professora de Língua Portuguesa, precisa se desfazer desse orgulho desastroso que carrega há mais de oitenta anos. Se tivesse pedido ao tio para levá-la à rodoviária, não teria embarcado em ônibus errado.
Mas, caso sua teimosia não tenha cura, pelo menos vá a um oftalmologista. Quem tem miopia, tem muita dificuldade para ler de longe. Para ajudá-la, estou enviando um dinheirinho; com ele, pague a consulta. Depois, mando mais para os óculos.
Outra coisa: como sei que a senhora é expert em solucionar enigmas, charadas e afins, resolvi desafiá-la através desse texto.
Nele está o nome da cidade para onde a senhora deveria ter ido. Quero que me escreva, respondendo o nome da cidade e onde aparece no texto.
Hoje, 30 de janeiro de 2020, colocarei a carta no correio. Em poucos dias a receberá.
Ah, antes de me despedir, quero contar uma novidade:
No próximo mês estarei em férias. Irei visitá-los. Estou com saudades da senhora, do tio, do seu bolo de milho feito no fogão de lenha e do Agnaldo. Ele ainda tem pulgas, tia?
Gostaria, também, de saber notícias da Genoveva. Aquela vaca ainda tem leite ou as tetas já murcharam? Ela deve estar muito velhinha.
Agora me despeço, pedindo a Deus que proteja vocês. Desculpe-me por alguma brincadeira de mau gosto.
Bença, tia. Se a senhora responder o nome da cidade e onde está no texto, eu lhe darei como prêmio o último exemplar do meu cordel “Um caso de amor na Parada Vovó Laurinda”.
Até breve.