Academia de Letras festeja São João

A noite de São João, na sexta-feira (24), foi comemorada pela APL-Academia Pindamonhangabense de Letras com a plenária solene de junho, realizada no Museu Dom Pedro I e Dona Leopoldina.

Música
A animação musical ficou por conta das apresentações dos alunos da Fasc- Faculdade Santa Cecília, Turma de Licenciatura em Música da professora Jaqueline Bigaton Porto: Huander Jair Araújo Sampaio (voz e violão) e, Nícolas Rafael De Castilho (voz e violoncelo). As músicas foram: Romaria (de Renato Teixeira) e Santo da Fé – Hino a Frei Galvão (de Celso Galvão); alunos da Escola Estadual Ryoti Yassuda, com o coral Sweet Harmony, composto por Beatriz Freire, Rafaela Castilho, Maria Julia Valle, Samara Nonato, Leonardo e Eduardo Bispo, tendo como violoncelista Carlos Vinícius de Freitas Alves Carneiro. As músicas por eles apresentadas foram: Telegrama (de Zeca Baleiro), A flor e o beija-flor (de Henrique e Juliano).
Com a temática voltada para os santos comemorados em junho, a animação da noite no museu também envolveu os membros da APL: Paulo Tarcizio Marcondes, Anamaria Marcondes, RhosanaDale e Rute Eliana, com a apresentação da ‘Oração de São João’.

Palestra e premiação
A palestra do mês foi proferida pela professora Thereza Regina de Camargo Maia, diretora do Museu Frei Galvão de Guaratinguetá com o tema: “Frei Galvão Santo Brasileiro Nato”.
Pelo concurso estudantil de poesia realizado pela Academia de Letras, foram laureados os alunos da escola Ryoiti Yassuda: Natalia Leandra Lemes, Ana Paula Arruda de Camargo Soares e Ana Luiza Santos de Melo (os trabalhos estão nesta edição, Registro Cultural, página 2).

Trova e dança
Coube ao acadêmico Maurício Cavalheiro apresentar o ‘Momento da Trova’, destacando as recentes e diversas diversas conquistas dos trovadores José Ouverney e José Valdez de Castro Moura nos Jogos Florais de Nova Friburgo deste ano.
Outra atração da noite foi a apresentação de Dança Circular pelo grupo ‘Coração da Terra’.
A plenária foi encerrada com um coquetel junino, festejando a ‘Noite de São João’.

Mesa
Compuseram a mesa, anunciados pelo secretário APL, Aércio Muassab: presidente APL – Elisabete Guimarães; vice – Edmar de Souza; professora Lóris Frasinelli (EE Ryoiti Yassuda), e major do Exército Bruno Tadeu Bezerra de Paiva (comandante da 11ª Cia. Engenharia Combate Leve).

Imagens: João Paulo Ouverney
  • Acadêmicos e estudantes animaram a ‘noite de São João’ realizada pela APL no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina