Ação do ‘Setembro Amarelo’ conscientiza sobre suicídio

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do CAPs (Centro de Atenção Psicossocial), promoveu uma ação de conscientização em relação à campanha do Setembro Amarelo na manhã de sábado (18). A iniciativa ocorreu em parceria com o COMAD (Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Álcool e Drogas) e com a FASC (Faculdade Santa Cecília), na Praça Monsenhor Marcondes. O objetivo é fazer com que mais pessoas estejam abertas ao diálogo e criar redes de apoio para prevenção ao suicídio.
A ação incluiu uma escuta livre com psicólogos voluntários para acolher e tirar dúvidas da população em relação à Campanha do Setembro Amarelo. Foram feitos cerca de 20 atendimentos. Além do suporte especializado, houve distribuição de folhetos informativos e exibição de faixas nos cruzamentos das avenidas do centro.
O dia 10 de setembro é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano. A Campanha deste ano tem como tema “Por onde anda o seu sorriso?” e segue um calendário de diversas atividades da Secretaria de Saúde.
São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 97% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida de transtorno bipolar e abuso de substâncias.
Com o objetivo de prevenir e reduzir esses números, a campanha Setembro Amarelo precisa do apoio de toda a sociedade.

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação