Acessórios para mulheres com câncer de mama serão arrecadados até novembro

O CRCSP – Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – está promovendo a Campanha Outubro Rosa em Pindamonhangaba e região para conscientizar as mulheres sobre a importância de atitudes preventivas e orientações sobre o que fazer em caso de suspeita da doença.
De acordo com a delegada do CRCSP de Pindamonhangaba, contadora Denise Monteiro, uma iniciativa de arrecadação se estenderá até dia 30 de novembro. “Quem desejar contribuir pode entregar lenços, turbantes e chapéus na delegacia do CRCSP localizado na rua Eugenio Siqueira Salgado, 140, bairro Bosque (atrás do Posto Guerrero do centro)”, explicou.
Além de divulgar informações, as delegacias do CRCSP estão recebendo doações de lenços que serão encaminhadas ao Instituto Oncoguia. “Os lenços são entregues às pacientes do Instituto como uma forma de ajudar na autoestima num momento tão delicado como é o da quimioterapia, quando as mulheres perdem seus cabelos”, completou Denise.
A doença
O câncer de mama é o segundo tipo que mais afeta mulheres no Brasil e no mundo, porém, a detecção precoce aumenta as chances de cura. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, dentre os novos casos de câncer que surgem a cada ano, 25% são de mama. Embora apareça predominantemente em mulheres, há casos de homens diagnosticados com a doença.
É importante que as mulheres estejam atentas a quaisquer mudanças em suasmamas que podem ser identificadas visualmente ou ao toque. Nódulos endurecidos, geralmente indolores, pele avermelhada, alterações no mamilo, pequenos nódulos nas axilas e saída espontânea de líquido dos mamilos podem ser sinais de câncer e, caso se deparem com algum deles, é fundamental que as mulheres procurem orientação médica.
O câncer não tem uma única causa, porém, possui alguns fatores de risco. Estima-se que de 5% a 10% dos casos são hereditários. Mulheres a partir de 50 anos também estão mais propensas. Outros fatores podem ser obesidade e sobrepeso após a menopausa, sedentarismo, exposição frequente a raios-x, menarca (primeira menstruação) antes dos 12 anos, uso de pílulas anticoncepcionais, menopausa após os 55 anos.
Outubro Rosa
O movimento Outubro Rosa, cujo símbolo é um laço de fita rosa, surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990, com o objetivo de engajar a população no combate ao câncer de mama. A campanha espalhou-se e é realizada todos os anos em diversos países com o mesmo objetivo: compartilhar informações sobre a doença e promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce.

Imagens: Francielly Godoy
  • Delegada do CRCSP de Pindamonhangaba, contadora Denise Monteiro