Ações da prefeitura buscam melhores condições para as águas do Ribeirão Grande e do Piracuama

Um problema crônico de longa data (para quem gosta de curtir nos dias quentes as águas do Ribeirão Grande e Piracuama) está sendo enfrentado por uma força-tarefa da Prefeitura de Pindamonhangaba: a impropriedade para banho nas águas desses rios.
Dos 44 relatórios de análises realizados em 2019 pela Cetesb nas águas do Ribeirão Grande por exemplo, em 22 as águas foram classificadas como própria e nos outros 22 como imprópria. A análise é realizada semanalmente nestes locais desde 2015, e na maioria das vezes a advertência de imprópria é confirmada devido a contaminação por descarte irregular de esgoto por moradores da região.
“Muitos têm fossa que não são adequadas permitindo a infiltração no solo desse tipo de efluentes, o que ocasiona o contato com o lençol freático próximo à superfície, deixando a água imprópria para o banho”, explicou a secretária de Meio Ambiente da Prefeitura, Maria Eduarda San Martin.
O bairro do Ribeirão Grande está distante há quase 30 quilômetros do centro da cidade e por não ter rede de água e esgoto, aliada a casos de ocupação irregular acaba gerando esse problema de muitos anos nesta região.
Para enfrentar essa situação e tentar colher soluções, uma força-tarefa da prefeitura está atuando no bairro. As secretarias da Saúde, através da Vigilância Sanitária, Habitação e Meio Ambiente estão atuando num programa de regularização fundiária com o objetivo de identificar pontos que possam trazer um cenário melhor para essa região.
“Funcionários da Secretaria de Meio Ambiente estão realizando visitas nas residências levantando o tipo de saneamento existente, perfurando o solo e identificando se lençol freático está próximo à superfície e se tem possibilidade da área receber uma fossa adequada ou não”, explicou a secretária de Meio Ambiente.
Para o prefeito Isael Domingues a região é uma prioridade da administração. “São pontos de interesse turístico e pedimos um empenho de todas as secretarias envolvidas para que tenhamos alguma resposta que possa amenizar essas condições desfavoráveis que existem há anos. Temos muitos pontos comerciais na região e trazendo condições mais favoráveis será um ganho para o comércio, para o turismo e para toda a região”, afirmou o prefeito.