Ações da Sipat continuam em Pindamonhangaba

Colaborou com o texto: Bruna Silva

A Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba dá prosseguimento às ações da Sipat (Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho), o evento possui cronograma para atender diversos pontos do órgão municipal. A intenção é alcançar e atentar os servidores municipais sobre como evitar acidentes no espaço de trabalho.
Nesta quinta-feira (29), no pátio da Guarda Municipal, a partir das 9 horas acontecem ações voltadas para a saúde dos servidores, simultaneamente acontecerão orientações sobre a importância e higiene bucal e informativa sobre o funcionamento na rede de saúde com o doutor José Alberto Beneton. Às 10 horas será a vez do palestrante Jeferson Aparecido de Souza falar sobre a segurança e o trânsito tendo destaque para o serviço de emergência.
Já durante a tarde, as atividades acontecerão na Secretaria de Educação, as ações começam às 13 horas com atenção à saúde dos servidores. Às 13h30, o presidente da Cipa (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) e subprefeito, Nilson de Paula Santos, palestrará sobre acidentes que ocorreram na Prefeitura. Às 14 horas, a fonoaudióloga Denise Villas Boas falará sobre os cuidados com a voz.
Na sexta-feira (30), a programação da Sipat começa ainda bem cedo, às 8h30, no Palacete 10 de Julho, com a palestra “Apresentação do DAT e sua missão” com a diretora de Atenção ao Servidor Público, Fernanda Figueira. Às 9 horas, a palestra será sobre o SESMT, com a engenheira Maria Regina Lindgren. E às 9h30, haverá a discussão da atuação do Cerest (Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador), com a assistente social, Enilda Costa. Seguido de uma elaboração de propostas para a nova gestão da Cipa 2019/2020, às 9h45, com a vice-presidente da Cipa, Shirley Abreu.
À tarde, o cronograma prevê ações no auditório da fisioterapia e terá ações voltadas para a saúde do servidor. Às 13h15 acontece o workshop para os multiprofissionais do esporte, às 13h30 haverá uma palestra sobre os acidentes de trabalho na prefeitura com Nilson de Paula Santos. Às 14 horas haverá uma palestra sobre os benefícios da ergonomia com o fisioterapeuta Thiago da Costa e Silva. E às 14h45, Jeferson Aparecido de Souza falará sobre os serviços de emergência. E às 15h30 será a avaliação e o encerramento da Sipat 2019.
A Sipat é um evento planejado pelo órgão responsável e tem como objetivo conscientizar os funcionários sobre saúde, segurança e prevenção de acidentes no local de trabalho. O evento tem apoio da Secretaria de Administração da Prefeitura.