Ações em conjunto combatem mendicância e a exploração infantil na região do Mercado Municipal

Uma ação em conjunto envolvendo técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social de Pindamonhangaba; do Conselho Tutelar e da Polícia Militar vem sendo realizada constantemente, visando diminuir e eliminar a mendicância e a exploração infantil na região central e no entorno do Mercado Municipal do município.
Nos dias 30 de dezembro e 2 de janeiro, a equipe do Setor de Abordagem Social, juntamente com representante do Conselho Tutelar e com apoio da PM estiveram no centro da cidade e no Mercado Municipal, para tentar coibir práticas de mendicância e exploração infantil.
Segundo dados levantados nas abordagens, a maioria das pessoas é morador de outros municípios que se deslocam para Pindamonhangaba para praticar a mendicância e em alguns casos utilizam de menores para a prática de doações ou venda de produtos em semáforos e pontos comerciais.
Os técnicos da Abordagem Social e as Conselheiras Tutelares que atuaram nas ações fizeram os devidos encaminhamentos aos migrantes e à população de rua, bem como os procedimentos cabíveis com relação às irregularidades envolvendo menores.
As ações conjuntas entre os referidos órgãos deverão acontecer durante todo o mês de janeiro, a fim de garantir os direitos dos envolvidos, dos menores, dos comerciantes locais e da população em geral.
“Estamos tendo um olhar bem carinhoso para o público de rua, sabemos das dificuldades econômicas, mas nossa presença nessas abordagens é para garantir o direito das pessoas e também a reinserção delas, quando moradores de nossa cidade. Apresentamos os programas sociais e fazemos os encaminhamentos para reinserção social. Estamos recebendo muitas reclamações da exposição de menores na região do mercado e verificamos que são pessoas de fora”, afirmou a secretária de Assistência Social, Ana Paula Miranda.

  • Créditos da imagem: Divulgação