Adolescentes que pulam o café da manhã podem desenvolver obesidade

Estudo com participação de pesquisadores paulistas investiga efeitos no organismo de quem deixa de tomar primeira refeição

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e da Europa avaliam comportamentos determinantes para o ganho de peso entre crianças e adolescentes. No estudo, publicado na “Scientific Reports”, os pesquisadores destacam que o hábito de muitos adolescentes em pular o café da manhã em suas casas antes de seguirem para as escolas guarda relação direta com o aumento da circunferência abdominal e com o aumento no índice de massa corporal (IMC) nesse grupo etário.
Dispensar o café da manhã pode levar a uma dieta desequilibrada, além de hábitos nada saudáveis, o que pode tornar os adolescentes vulneráveis ao ganho de peso. A obesidade infantil pode favorecer o surgimento prematuro de problemas como o diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.
“O principal achado de nosso estudo indica que pular o desjejum está associado a marcadores de adiposidade em adolescentes, independentemente de onde vivem, do tempo de sono ou do sexo”, afirma Elsie Costa de Oliveira Forkert, epidemiologista e pesquisadora do Grupo de Pesquisa YCare do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP.
Forkert lembra que esse hábito, associado ao consumo de alimentos industrializados, agrava o problema. “Ao pular o café da manhã, milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo podem substituir uma alimentação mais saudável dentro de casa (lácteos, cereais integrais e frutas) pelo consumo, em cafeterias e lanchonetes escolares, de alimentos industrializados muitas vezes hipercalóricos e de baixo valor nutricional, como salgadinhos, doces e refrigerantes, o que está diretamente ligado ao desenvolvimento da obesidade”, disse.
O artigo complementa o trabalho de pós-doutorado de Forkert, apoiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), e contou com colaboração de cientistas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Grécia e da Itália.