Editorial : “Agosto Laranja”: informação é o primeiro passo

O ‘Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla’ – EM – é celebrado em 30 de agosto, mas durante todo o mês, uma campanha chama a atenção para a doença e seus sintomas – quase invisíveis: “Agosto Laranja”.

Doença autoimune, do sistema nervoso central, a esclerose múltipla acomete milhares de jovens e adultos no mundo inteiro. Por isso, a importância da conscientização tanto para os familiares de pessoas diagnosticadas quanto para a população em geral. Visando o conhecimento prévio, para que todos possam auxiliar no que for possível, evitando também o preconceito em relação ao paciente.

Em Pindamonhangaba, há diversos anos, a paciente de EM Valéria Carvalho, engajada com a causa, idealiza, apoia e participa ativamente de diversos eventos de conscientização e de combate aos possíveis preconceito em relação à doença.

Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, não será possível a realização desses eventos, mas haverá, no dia 30 de agosto, uma live em suas redes sociais com vários profissionais: médico, analista, fisioterapeuta, além de amigos, que são portadores de EM.

Por se tratar de uma doença crônica, com sintomas invisíveis, muitas vezes, as pessoas tendem a julgar o paciente. Por isso, ela reforça que a desinformação é a pior doença. Por outro lado, a informação é a melhor aliada no diagnóstico, tratamento e no respeito ao paciente e familiares.