“Agosto Laranja”: live marca ‘Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla’ em Pinda

Em Pindamonhangaba é difícil alguém que não conheça ou nunca tenha ouvido falar na Valéria Carvalho. Quem não tem tanto convívio pode lembrar-se dela pela elegância, pelo sorriso largo e pelas atitudes sempre proativas em relação ao seu semelhante. Já quem a conhece sabe o quanto ela é resiliente e o quanto trava desafios cotidianos com muito amor a vida.
Diagnosticada, há aproximadamente 16 anos, com EM (Esclerose Múltipla), Valéria não se deixa abater. E não é força de expressão, não! Ela luta diariamente para vencer os sintomas, o preconceito e a falta de informação.
Filha de médico, ela teve um diagnóstico até bem rápido – mesmo para uma doença não tão comum. “Assim que descobrimos a doença, iniciamos o tratamento. E mesmo quando não havia tanta informação, buscamos conhecimento prévio, o que nos ajudou no meu tratamento”, conta Valéria.
A desinformação, frisa ela, é a pior doença. Por isso, Valéria está sempre engajada com projetos e campanhas que busquem esclarecer e munir de informações tanto familiares de pessoas diagnosticadas quanto a população em geral. Para que todos tenham conhecimento prévio, auxiliem no que for possível e evitem o preconceito.
Por se tratar de uma doença crônica, com sintomas invisíveis, muitas vezes, as pessoas tendem a julgar o paciente como “preguiçoso” ou que faz “corpo mole”, comenta Valéria. “Já ouvi muita coisa negativa e preconceituosa. Mas a gente supera e segue a vida. Levando informação e muito amor em tudo que faço”.

Dia 30 de agosto tem live
Anualmente, ela idealiza, apoia e participa ativamente de diversos eventos de conscientização, como já ocorreu na praça Monsenhor Marcondes, na região central da cidade. Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, não será possível a realização desses eventos.
“Todos os anos, faço uma palestra com o Dr. RonaldoAbraham e eventos como: ‘Pedalada’; ‘Cross Fit Inclusivo’; ‘Encontro no Bosque’ e palestras em diversos bairros. Como não será possível, faremos uma live com vários profissionais: médico, analista, fisioterapeuta, além de amigos, que são portadores de EM. Todos estão convidados a participar”, convida Valéria.
A live será no dia 30 de agosto, às 10 horas, no Facebook/valeria.carvalho.35380.

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação