Nossa Terra Nossa Gente : ÁGUA, SOPRO E LUZ: A ALQUIMIA DA VIDA DE DANIEL

Quando cheguei a Pindamonhangaba, Daniel já havia partido. Amigos queridos meus, os tios maternos de Daniel – Altair e Meire Carvalho -, me contaram sobre a luta travada por ele contra uma enfermidade rara e grave que o acometeu na adolescência – Distrofia Muscular de Duchenne – e, infelizmente, subtraiu-lhe progressivamente os movimentos musculares e, por fim, a vida. Eles também me confidenciaram que, apesar das limitações físicas impostas pela doença, Daniel escrevia e desenhava diariamente, e, a partir dessas anotações, um livro estava a ser publicado pela mãe de Daniel, Helenice.
Deus me chama à vida! foi lançado recentemente e, mesmo depois de 17 anos da partida de Daniel, as palavras de Daniel têm sido mensageiras de força e coragem para este momento difícil pelo qual temos passado, atingidos pelos transtornos trazidos pela pandemia.
A fé e a sabedoria explicitadas por Daniel Luís Carvalho da Silva (1975 – 2004) revelam-nos que esse jovem de menos de 30 anos passou por este mundo com a nobre missão de nos ensinar o verdadeiro valor da vida e o amor “pelas coisas do alto”. O relato de sua história, de sua atuante participação no Movimento dos Deficientes de Pindamonhangaba, de suas internações hospitalares, de seu campo de batalha pela vida, de sua extraordinária ligação espiritual com os pais e, de modo especial, com a mãe são entremeados por passagens bíblicas de alguém que conhecia profundamente a Palavra Divina e a vivia com a magnitude de sua fé inabalável em Deus.
O filósofo Walter Benjamin dizia que “conselho tecido no tecido real da vida é sabedoria”, e esta é a pepita de ouro que garimpamos em cada página desse livro, escrito com a imensurável sabedoria de Daniel, inscrita em sua alma, descrita em cada linha de seu diário e, após sua partida, compilados por sua mãe que assina a apresentação e o epílogo do livro Deus me chama à vida!
Enfim, o Natal! Tive que me conformar que passaria no hospital, somente eu e minha mãe. Aqui na simplicidade desse quarto, faremos dele a modesta gruta de Belém e estamos felizes. Jesus encherá a gruta dos nossos corações com sua doce, terna e santa presença, renovando as nossas esperanças e a nossa fé nos levará a confiar que n’Ele tudo podemos e com Ele nada é impossível.
É dia 31 de dezembro de 2001! Ainda estou no hospital, porém agora na companhia de meu pai, porque minha mãe voltou para casa para passar o Ano Novo com meus três irmãos. (…) a monotonia do hospital foi quebrada pela visita de um soldado que trazia um pouco de alegria, de cor e vida aos pacientes, e como tudo isso nos faz falta quando lutamos contra a dor e o sofrimento não apenas no nosso físico, mas também na nossa alma. Ele passou de quarto em quarto, tocando melodias de Natal no saxofone. Esse gesto do soldado me emocionou bastante, por perceber que ainda existem pessoas boas e sensíveis neste mundo…
Voltar à cidade de Pindamonhangaba significava para mim uma segunda chance que Deus me dava, para me chamar novamente à vida, à alegria de viver. (…) Ao cruzar a rua da minha casa, tive uma bela surpresa. (…) Havia uma faixa colocada carinhosamente pelos deficientes e colaboradores voluntários da Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência, movimento cristão que eu participava e coordenava antes da minha internação. Na faixa estava escrito: “Parabéns! Sua fé te salvou! Daniel, nós da FCD amamos muito você.”
Daniel, por dois anos e meio, pôde desfrutar um pouco mais do convívio de sua família e da vida que tanto amava… Na manhã do dia 31 de outubro de 2004, infelizmente, ele partiu.
Muitos de nós ainda não somos capazes de compreender porque um jovem com a grandeza de alma de Daniel é chamado tão cedo ao Reino dos Céus… Esses anjos-meninos vivem na terra sem pisar neste chão! Esses anjos-meninos mergulham no espírito sem precisar de água! E, com um sopro divino, se transformam em luz!
Os sábios brilharão como brilha o firmamento, e os que ensinam a muitos a justiça brilharão como estrelas, sempre e eternamente. E você, Daniel, guarde em segredo esta mensagem (Livro do profeta Daniel12, 3-4).

Aos que desejarem encontrar outras “pepitas de ouro” na alquimia da vida de Daniel, buscar a página do livro Deus me chama à vida no Facebook.

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação