Aimirim

Do tupi guarani, AIMIRIM significa FORMIGUINHA, uma reverência aos povos indígenas, originários desta terra e que sempre nos inspiram a buscar a reconexão com a natureza. Exemplo de que é possível viver de forma respeitosa e equilibrada frente à “grande mãe”. Homenagem também a esses pequenos seres humanos que recebem a honrosa missão de agirem como formiguinhas, mesmo pequeninas, são mais fortes unidas etrabalhando em sincronia para proteção da vida e da casa que as abriga.

Esta coluna não será somente uma coluna, ela vem carregada de todas as minhas adoráveis lembranças da ESCOLA, ambiente delicioso onde tanto aprendi. Trará ainda o amor pelo meio ambiente, por cada ser deste imenso planeta Terra, ao qual chamamos de casa, além da reflexão de como podemos colaborar nessa grande espiral que nos une. Importante sabermos que ser um exemplo para o próximo e para o mundo será sempre nosso grande trunfo para um futuro melhor.

Muito escutamos que a Amazônia, enorme floresta de árvores frondosas, era o pulmão do mundo e eu lhes convido a refletir: qual seria o pulmão de Pindamonhangaba?

Já observaram em volta de vocês o que existe de oportunidade para colaborarmos com o meio ambiente? O que temos perto de onde vivemos? O que devemos observar? O que podemos fazer a respeito? De quem é a responsabilidade? O que pode ser diferente na nossa rua, no nosso bairro, na nossa casa e na nossa escola? Sou uma pessoa que gosta e cuida do meio ambiente? O que eu posso ensinar a alguém sobre meio ambiente? Será que sou eu um exemplo?

São muitas perguntas, mas para respondê-las, antes devemos fechar os olhos por um minuto e sonharmos com o lugar mais bonito em que já estivemos ou que gostaríamos de conhecer um dia. Neste lugar de paz, tente observar o cheiro, os sons, as cores, e as sensações que ele lhe traz. Não vale a pena termos lugares assim para preservar?

Árvores que forneçam oxigênio, sombra e frutos; água limpa para saciar a sede e regar as plantas; menos lixo e mais reciclagem; tratamento de esgoto; menos poluição; cultivo de hortas e alimentos saudáveis; proteção aos animais; tudo isso só será possível com o olhar e carinho de cada um de nós com o nosso planeta.

A melhor maneira de preservar o nosso meio ambiente é assegurar a participação de todos os cidadãos e entendermos que cuidar do meio ambiente é dever de todos nós. Vamos todos fazer a nossa parte e ensinar aos familiares e amigos tudo o que aprendemos.

Maria Eduarda San Martin
Secretária de Meio Ambiente de Pindamonhangaba

  • Reprodução