ALBERTO SANTIAGO APRESENTA “O CASAMENTO DA POESIA E DO TEATRO”

Quem conhece Alberto Santiago sabe que sob a sua humildade temos um grande poeta, um grande dramaturgo e, sobretudo, um ser humano grande de alma e de coração! Quem o conhece sabe que a Arte é a sua morada e na Arte ele edifica os seus e os nossos sonhos.
Dos anos de trabalho em cargos administrativos na Cícero Prado e na Alcan, Alberto Santiago só tem agradecimentos, sobremaneira, pela oportunidade de atuar numa peça teatral e de ter sido fisgado por esta expressão artística que tem movido os ponteiros de sua vida desde aqueles idos de 1988!
Do inesquecível sucesso de “A Barca do Inferno” e “O Caminho dos Reis” e de outros espetáculos em que atuou como diretor, produtor, dramaturgo, cenógrafo, cenotécnico, sonoplasta, maquiador e, também, ator, somam-se quase três décadas de palco. Atualmente, Alberto Santiago coordena o grupo de teatro ANTI-HORÁRIO e ministra aulas em Tremembé, na Aerofisic e no IA3 (Instituto de Apoio e Acolhimento ao Adolescente).
A poesia e a música ocupam lugar de honra em sua vida e dela fazem um santuário à parte! Os poemas de sua autoria têm-se destacado no cenário valeparaibano e, na última edição do Mapa Cultural Paulista, “A Larva” venceu a fase municipal e regional, tendo representado Pindamonhangaba na Fase Estadual.
Inspirado nos antigos festivais de MPB concebeu a ideia de um Festival de Poesia, um espetáculo extremamente criativo que há 10 anos faz vibrar aplausos nos palcos desta cidade princesa: o FESTIPOEMA.
O evento que desde a primeira edição tem o apoio do Departamento de Cultura e da Academia Pindamonhangabense de Letras, visa a estimular a criação poética, valorizar e divulgar a poesia bem como incentivar a arte da declamação e o interesse pelas manifestações artísticas.
Podem participar do concurso, poetas de todo país com trabalhos nas categorias infantil, juvenil e adulto. Após a seleção e a divulgação dos 10 melhores trabalhos de cada categoria, são contatados atores para interpretá-los. Cada apresentação poética é um miniespetáculo, com começo, meio e fim comoventes!
“A vida inventa! A gente principia as coisas” já dizia Guimarães Rosa. E foi justamente a invenção de “O Casamento da Poesia e do Teatro” que Alberto Santiago principiou. A este poeta que se fez célebre dramaturgo nos palcos de nossa terra, de nossa gente, a nossa reverência e os nossos aplausos!
A 10ª edição do FESTIPOEMA conclama poetas e atores para essa grande festa! Senhoras e senhores, não percam o espetáculo!

Imagens: Arquivo TN
  • Alberto fez o casamento da poesia com o teatro para que viesse à luz o Festipoema