Editorial : Além da sala de aula

Há uma máxima que diz que “é possível se conhecer um governo pelos números investidos na educação”.

É claro que todas as áreas de um município merecem e devem receber melhorias. Todavia, além da saúde – que, na maioria das vezes, atua na necessidade emergencial –, a área da educação requer um olhar diferenciado e sensível, pois ela é a mola propulsora para transformação social e econômica de um país, sobretudo, países em desenvolvimento.

Em Pindamonhangaba, além do resultado do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) ser 6,9 para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), o município se preocupa com a formação social das crianças e com o preparo dos educadores, que passam constantemente por treinamentos, reciclagens e atualizações – que trazem retornos visíveis dentro e fora da sala de aula.

As últimas aquisições resultaram em espaços e equipamentos como louças digitais, brinquedoteca, playground, sala de vídeo e de leitura, área de recreação e sanitários acessíveis, entre outros.

Somando a essas mudanças positivas, o município anunciou mais uma série de investimentos em obras que envolvem tanto a ampliação quanto a construção de novos prédios. Entre elas destacamos cinco: Ceap (Centro de Estudos Avançados de Pindamonhangaba) do Castolira e do “Bem viver”; cobertura da quadra da Escola Municipal Elias Bargis; ampliação da Escola Municipal Odete Madureira; e construção do Centro Municipal de Ensino Infantil do bairro das Campinas.

Oferecer educação adequada para as novas gerações contribui para assegurar princípios de equidade, dando mais oportunidades para que os futuros profissionais consigam se sobressair dentro de um mercado em constante transformação tecnológica.