Editorial : Além do nosso quintal

Já abordamos este assunto aqui. Mas falar sobre parceria público-privada é sempre relevante! Isso porque já faz tempo que revitalizar; reformar e realizar melhorias em espaços comuns deixou de ser apenas um “problema das autoridades públicas”.

Na verdade, o termo correto nem é “problema”, mas sim, “assunto” – que pode ser debatido por toda comunidade. Afinal, quem conhece melhor os desafios de uma comunidade se não os próprios moradores?

Foi por pensar assim que skatistas mobilizaram amigos e familiares para revitalizar uma pista de skate localizada entre os bairros Quadra Coberta e Campos Maia, em Pindamonhangaba. A iniciativa deu tão certo que a prefeitura abraçou o projeto de revitalização e acrescentou outras benfeitorias ao local – que deve tornar-se um centro de lazer e de prática esportiva para todas as idades, com foco no esporte radical.

Destacamos dois pontos positivos:

A população fazendo a sua parte; trabalhando junto; apontando soluções em vez de apenas questionar e reivindicar (é correto reivindicar; estamos em nosso direito); mas veja que esses moradores foram além: “se há burocracias para os setores públicos, para nós cidadãos comuns talvez não haja tantas; então, vamos fazendo o que for possível até o poder público ter condições financeiras e técnicas para atuar junto”.

Por outro lado, ao se deparar com a comunidade executando as melhorias, o poder público viu a melhor forma de “fazer junto”; de “tocar em frente”; de se apoiar para que todos pudessem ganhar. A sensação de pertencimento, de cuidado mútuo e de parceria se fortalece em situações como estas.

Definitivamente, não ‘descobriram a luz’, mas há um caminho iluminado para todos aqueles que pensam de forma coletiva; que pensam no outro, que enxergam lá na frente. Tem muita luz quem enxerga além do seu quintal!