Além dos muros da escola

Sair da rotina. Encontrar. Reencontrar. Conviver. Ouvir. Trocar experiências e aprender sob a perspectiva de uma pedagogia que busca a integração plena entre o fazer, o sentir e o agir, por meio do desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos, e com conteúdos e atividades mobilizadoras e sensíveis. Estas foram as principais propostas do “Primeiro Encontro Municipal com a Prática da Pedagogia Waldorf”, que aconteceu no último sábado (29), na faculdade Anhanguera, em Pindamonhangaba.
O evento contou com a palestra da professora e antropóloga Gabriela Jahnel, e com oficinas práticas de trabalhos manuais, ritmos no jardim de infância, movimento na aprendizagem e letramento.
Ao final do encontro, os participantes foram unânimes classificando a iniciativa como “maravilhosa”, “gratificante”, “humana”, “rica”, e “completa”. A professora da Escola Municipal Odete Correa Madureira, Marília Maia, acrescentou: “Esse encontro reacende a luz interna porque todos nós estamos buscando uma educação mais humana, com aprendizados significativos! E esse encontro certamente contribui para essa nossa busca”, afirmou.
“A pedagogia Waldorf é inspiradora, me leva a olhar cada criança com maior sensibilidade e usar as artes como ferramenta essencial para cativar meu aluno. Apreciei cada momento do encontro. Hoje mesmo nossa equipe já inseriu uma prática dessa pedagogia para iniciar a aula e o resultado foi excelente”, comentou Bruna Aparecida da Silva Oliveira, professora na EM Ayrton Senna.
O evento foi voltado, prioritariamente, para professores e auxiliares de classe da Rede Municipal de Pinda, mas recebeu mais de 200 inscritos, com lista de espera e público de outras cidades.
SOLIDARIEDADE
Com sucesso de público foram arrecadados 100 quilos de
alimentos para o Fundo Social de Solidariedade de Pinda.

“Conhecer práticas de outras pedagogias amplia nosso repertório habilitando-nos a outras linguagens, outros meios de sensibilizar e de motivar nossas crianças, nos tornam educadores mais completos. Dessa forma, contribuímos, por meio da formação permanente de professores, para a autonomia, para a criatividade, para a responsabilidade e para a inovação no trabalho docente.”

Prof. Júlio Valle – secretário de Educação e Cultura

“Esta é uma das grandes missões da nossa gestão: sermos um município referência também na formação de professores. Com mais esse encontro, tenho certeza de que caminhamos para isso.”.

Isael Domingues -prefeito

  • Início do evento foi marcado por músicas que embalam o dia a dia nas salas de aula da Pedagogia Waldorf
  • Pedagogia Waldorf é fundamentada na filosofia educacional do austríaco Rudolf Steiner
  • Dinâmicas deram mais realidade aos ensinamentos
  • Proposta do município é tornar-se também referência na formação de educadores, que pensem o processo de aprendizagem como algo “além da escola”