Editorial : Algumas posturas são inflexíveis

Após quase três meses da quarentena de enfrentamento ao coronavírus, o governo estadual apresentou um plano para reabertura de setores da economia, a partir do dia 1º de junho.

O “Plano São Paulo” prevê uma flexibilização para municípios que tenham condições de retomar alguns setores; levando em consideração índices de ocupação hospitalar e de evolução de casos; e ainda seguindo critérios médicos e epidemiológicos, para que o sistema de saúde continue em funcionamento.

Em consonância com o decreto estadual – que deve ser lançado nos próximos dias – Pindamonhangaba se prepara para esta flexibilização por meio de novo decreto, e seguindo todas as recomendações sanitárias e da Organização Mundial de saúde.

As cinco fases do programa vão do nível máximo de restrição de atividades não essenciais (vermelho) a etapas identificadas como controle (laranja), flexibilização (amarelo), abertura parcial (verde) e normal controlado (azul); com o objetivo de assegurar atendimento de saúde à população e garantir que a disseminação do coronavírus em níveis seguros para modular as ações de isolamento.

Mesmo com esta flexibilização é importante reforçar que, quem puder, fique em casa; e quem precisar sair, saia o necessário.

Desde o começo do enfrentamento à pandemia que muito se espera dos órgãos competentes, mas pouco fazemos no que diz respeito as nossas responsabilidades de cidadãos. Esta é a hora de mostrar que somos capazes de respeitar os limites, de exercitar a cidadania e o bom senso, pensando em si e no outro.