Aluno da Fatec Pinda cria startup de reciclagem de materiais

Estudante do curso de Gestão de Negócios e Inovação e sócios criaram aplicativo
que conecta catadores de materiais recicláveis com geradores de resíduos

O estudante Abner Augusto Barbosa, do curso de Gestão de Negócios e Inovação (GNI) da Fatec Pindamonhangaba, em sociedade com Gabriel Motta, Carolina Nascimento, Rodrigo Rocha (ex-aluno Fatec), Hugo Almeida, Wandy Ludgero e Yasser Nasser fundaram, em 2018, a startup “Você Recicla” que, por meio de um aplicativo, conecta profissionais catadores de materiais reciclados com empresas e pessoas físicas geradoras de resíduos.
O projeto “Você Recicla” foi selecionado e participou da “Escola de Inovadores” da Fatec Pinda em 2018, que auxilia empreendedores na estruturação de seus negócios.
O mercado consumidor brasileiro é o terceiro maior gerador de resíduos, atrás apenas de Estados Unidos e Japão. O “Compromisso Empresarial para Reciclagem” (CEMPRE), que reúne pesquisa de reciclagem e coleta de resíduos, estima que são reciclados apenas 3% dos resíduos gerados no país, movimentando R$ 12 bilhões por ano na economia do país.
A proposta da “Você Recicla” é usar a tecnologia para gerar oportunidades para os catadores de materiais recicláveis e reduzir o volume de resíduos destinado ao aterro sanitário todos os dias. “A tecnologia contribui para ajudar a vida de pessoas, e em especial para o catador que passará ter mais ganhos econômicos, que no modelo tradicional a renda média mensal é de R$ 450,00. E temos como benefícios inclusão social e a valorização da categoria dos catadores”, diz a Diretora de Comunicação da “Você Recicla”, Carolina Nascimento.
A startup está com oportunidades para o cadastramento de catadores de materiais recicláveis. Pessoas que queiram complementar renda com uma atividade extra também podem se cadastrar para trabalhar com o recolhimento de materiais.
Dentre os materiais de descarte aceitos estão: plástico em geral, papel em geral, vidro, alumínio, aço, eletrônico e óleo vegetal, que devem ser limpos e separados por categoria.
A “Você Recicla” está disponível por website (https://appusuario.vocerecicla.com.br/) e por aplicativo o sistema Android (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.vocerecicla), e em breve em IOS. A startup opera na cidade de Pindamonhangaba.

  • A startup “Você Recicla” foi fundada em 2018