Alunos da escola municipal ‘João Cesário’ produzem jornal e gravam podcast

A 1ª edição do Jornal JC News (João Cesário News) foi divulgada no fim do primeiro bimestre

Os alunos do 5º ano da escola municipal João Cesário, localizada no Feital, cientes das necessidades do bairro em que a unidade escolar está inserida, se propuseram a realizar uma grande ação que auxilia diretamente a comunidade. Durante o Projeto Leitura, que ocorre na escola, os alunos iniciaram pesquisas, entrevistas, leituras e debates, com objetivos de produzir um jornal bimestral de utilidade e informativo aos moradores da região, fomentando a leitura e a oferta de informações em toda a comunidade.

Inicialmente escolheram os temas de maior relevância e impacto na comunidade, como eleições, vacinação, instituto IA3 entre outros. Cada grupo destrinchou o tema com pesquisas, visitas in loco e entrevistas. Na sequência realizaram a produção da matéria para o jornal, incluindo as etapas de digitação e formatação.

Para complementar esse trabalho, cada grupo gravou um podcast narrando o texto produzido e inseriram no jornal através de QRcode.

A 1ª edição do Jornal JC News (João Cesário News) foi divulgada no encerramento do primeiro bimestre e contou com a participação de toda a comunidade escolar e agora os alunos já se debruçam na elaboração da nova edição, que será lançada ao final do 2º bimestre.

  • Divulgação Alunos na “redação do jornal”
  • Divulgação
  • Divulgação O jornal produzido pelos alunos abordou temas de revelância na atualidade, como vacinação e eleições