Alunos da Rede Estadual participam de avaliação do Saresp

Estudantes de todas as escolas da Rede Estadual de Pindamonhangaba estão envolvidos na aplicação das provas do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). No município, neste ano, alunos dos 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio estão tendo, desde a terça-feira (29), os domínios das competências e habilidades básicas de Língua Portuguesa e Matemática mensurados. O exame, que termina na quarta-feira (30), é a principal ferramenta utilizada pela Secretaria de Educação para identificar a qualidade do aprendizado e, assim, orientar as práticas pedagógicas.
Além dos estudantes matriculados na Rede Estadual, o Saresp é aberto a outros sistemas de ensino. O Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” – Ceetesp unidades de ensino do Serviço Social da Indústria – Sesi e instituições particulares puderam aderir à prova. Alunos da Fundação Casa, que frequentam classes dos anos e séries avaliados, também receberam os cadernos de questões.
As provas são elaboradas tendo por base as orientações do documento “Matrizes de Referência para a Avaliação”. Os alunos respondem itens em múltipla escolha (24 para cada disciplina). Alunos com baixa visão ou cegos recebem provas com letras ampliadas e em braile.
As avaliações são feitas da seguinte maneira: na terça-feira (29), os alunos do 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio fizeram as provas de Matemática. Na quarta-feira (30), eles fazem a prova de Língua Portuguesa.

Imagens: Divulgação
  • O exame é a principal ferramenta utilizada pela Secretaria de Educação para identificar a qualidade do aprendizado
  • tempo de duração A cada dia, os alunos tem duas horas para completarem as provas. Os alunos com deficiência têm uma hora a mais, em qualquer ciclo. No entanto, cada estudante, independentemente do período, tem que permanecer por no mínimo uma hora e meia. Assim como em provas de vestibulares, as folhas de resposta devem ser preenchidas com canetas esferográficas azul ou preta.