Alunos da Rede Estadual podem estudar novos idiomas

Os dois Centros de Estudo de Línguas (CELs) de Pindamonhangaba estão com inscrições abertas para o cursos de espanhol e inglês para o primeiro semestre de 2017. As vagas são para alunos da Rede Estadual de Ensino do Ensino Fundamental (a partir do 7º ano), Ensino Médio, Etec – Escola Estadual de Ensino Técnico ou EJA – Educação de Jovens e Adultos.
O cronograma do CEL é dividido em semestres e totaliza três anos de atividades (ou 480 aulas). A exceção é o curso de inglês, que tem duração de um ano (ou 160 aulas) e é direcionado ao Ensino Médio.
As aulas nos CEL vão além do idioma. Os cursos trabalham as três noções fundamentais para o aprendizado de uma segunda língua: conversação, gramática e leitura. Testes individuais e em grupo são aplicados para avaliar o desempenho dos alunos. Além disso, as aulas utilizam elementos da culinária, história, arte e música local.
As aulas começam em fevereiro, junto com o calendário das escolas estaduais, no contraturno escolar. Todo o material didático é gratuito. Os cursos são ministrados por professores diplomados. Ao término, o aluno recebe o certificado de conclusão. O programa também oferece intercâmbio para alunos que se destacarem.
Para o cadastro, o estudante (ou responsáveis no caso de menores de 18 anos) deve comparecer à Escola Estadual Rodrigo Romeiro, no centro; ou à Escola Estadual Antônia Carlota Gomes, no Cidade Nova.

Imagens: Divulgação
  • Os cursos trabalham as três noções fundamentais apra o aprendizado de uma segunda língua:conversação gramática e leitura.