Alunos da Rede Estadual são recebidos com atividades especiais

Na sexta-feira (1º/2) começa oficialmente o ano letivo de 2019 para cerca de 14 mil estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino em Pindamonhangaba. São estudantes do segundo ciclo do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos); do Ensino Médio e da EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Todos os anos, a Diretoria Regional de Ensino executa um projeto de acolhimento de estudantes, no início do período letivo, nas escolas da cidade.
A ideia é que cada escola desenvolva ações que promovam o fortalecimento do vínculo entre alunos e novos alunos com rodas de conversa, visitas aos espaços, vivências de projeto de vida, entre outras. Ainda, a iniciativa é importante para estabelecer um primeiro contato com funcionários da escola.
“O acolhimento é necessário em dois aspectos, porque cria um clima propício para o começo de ano e tenta fazer com que o jovem mude o entendimento da escola e perceba como ela pode contribuir com o seu projeto de vida”, afirma Helena Achilles, técnica do Departamento de Desenvolvimento Curricular e de Gestão da Educação Básica (Degeb) do Estado de São Paulo.
De acordo com especialistas, a iniciativa é importante para estabelecer o contato inicial com funcionários da unidade.
Vale destacar que a proposta é inspirada em uma prática já desenvolvida pelas Escolas de Tempo Integral. Além de promover a socialização, a iniciativa estimula diversas habilidades dos estudantes a partir do planejamento de cada ação.
Para a preparação, foram feitas reuniões com integrantes de grêmios estudantis para colocar em prática as atividades de acolhimento. Os estudantes selecionados e formados para serem os “jovens acolhedores” conduzirão o processo nas escolas junto aos gremistas.

  • Funcionários das escolas e integrantes dos grêmios estudantis promovem ações de “boas-vindas” aos novos alunos