Alunos da rede pública podem participar do projeto “Jovem Senador”

O projeto anual “Jovem Senador”, aberto para alunos da rede pública de até 19 anos em todo o Brasil, ensina os estudantes sobre o funcionamento da sociedade e dos dispositivos democráticos, por meio da gestão pública e do processo pelo qual as leis são aprovadas.
A iniciativa busca estimular os estudantes a propor projetos que podem virar lei. Por meio de uma redação, os interessados devem defender pontos de vista e a aplicação daquele projeto.
Na classificação final, 27 jovens senadores, um de cada unidade da Federação, passarão uma semana em Brasília, junto com os professores. Na cidade, eles participarão de atividades e palestras, em uma imersão de como funciona o Poder Legislativo e a estrutura do Congresso Nacional.
O processo começa nas instituições de ensino, convidadas a promover um concurso de redação interno para os alunos. Para essa edição, o tema é “Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil”. O melhor texto de cada escola deve ser enviado à secretaria de educação do próprio estado, que seleciona três textos para representar a unidade da Federação na etapa final. No Senado, uma comissão classifica os textos e decide os três primeiros colocados.

  • Iniciativa anual busca estimular os estudantes a propor projetos que podem virar lei, com vivência no Congresso Nacional